Dicas para evitar gafes em casamentos

Dicas para evitar gafes em casamentos

Se tem um evento que gera dúvidas - antes, durante e até depois - é uma festa de casamento. Nunca é demais solucionar certas dúvidas, então o Vila Dois vai responder algumas perguntinhas com o objetivo de evitar gafes, sendo você convidada ou noiva. Confira:

Como escolher a cor do vestido se você for madrinha ou convidada?

Existem somente duas cores que devem ser evitadas. O branco, já que é a cor da noiva. A segunda cor que não deve ser usada, mas somente pelas madrinhas, é o preto. Também por conta da tradição que liga essa cor a forma de mostrar protesto, desagrado ou luto e não fica bem no altar.

Convite para ser madrinha: como dizer não a noiva ou - se você for a noiva - a uma amiga que se ofereceu?

Se você for convidada e não puder por algum motivo financeiro, pessoal ou emocional simplesmente diga que não pode aceitar. Não é feio se você agradecer e explicar os reais motivos.

Já quando é a noite que tem que recusar uma amiga que se oferecer é bom ter cautela. Dependendo da maneira como a recusa for feita a pessoa poderá ficar chateada. A dica é explicar de maneira delicada que tem razões para convidar uma outra pessoa, seja por motivos familiares, pelo gosto da mãe, pelo gosto do noivo ou pela sua relação com a própria pessoa, mesmo.

Se a cerimônia for pequena, como escolher os convidados?

É complicado porque realmente não há regra. Em uma cerimônia pequena a unica dica é convidar quem você quiser que vá de verdade ao seu casamento ou quem você tem uma absoluta obrigação de convidar. Vai demandar alguns dias pensando e adequando as vontades dos noivos e das duas famílias.

Pode convidar uma parte só para a cerimonia na igreja e não para a festa?

Evite!

É certo fazer lista de presentes?

Sim. A dica é colocar muitas opções, inclusive de preços e lembra-se que são apenas sugestões, os convidados não são obrigados a darem aqueles presentes. Outros casais preferem pedir ajuda para a viagem de lua-de-mel, mas isso já é considerado deselegante por especialistas.


Como agradecer os presentes recebidos?

O ideal é mandar cartões de agradecimento. A dica é: conforme os presentes forem chegando, já prepare os cartões de agradecimento.

Por Larissa Alvarez

Comente