Dicas para casamentos no campo

Casamento de Lorena e Gustavo. Data: 22/08/09. Espaço Natureza/SP. Foto: Leandro Donato

Há casais que sempre buscam algo diferente no relacionamento e não é diferente quando escolhem o local da cerimônia para oficializar a união. Ao invés da festa tradicional em salões, muitos deles optam por montar um cenário paradisíaco à beira-mar. A empresária Liz Ribeiro preferiu o casamento no campo, em Mairiporã (Buffet Ravena Garden). Não porque se tratava de um sonho antigo de infância. "Escolhi mesmo pelo fato de não ser católica. Como as famílias eram do interior, resolvemos casar no campo", diz.

Durante os preparativos, Liz não encontrou na rede informações específicas sobre sítios, preços e noções de decoração. "O jeito foi buscar ideias em sites americanos". A partir daí, ela encontrou um novo nicho de mercado a ser explorado pela internet e montou o site "Casamento no Campo", um guia completo não só de cerimônias campestres, mas também com dicas para os noivos e a família. Para se ter uma ideia, no interior de São Paulo há mais de 28 sítios e chácaras para eventos na região da Cantareira (Mairiporã). Guarulhos, Arujá, Cotia e Itapecerica da Serra também são locais que concentram um bom número de opções. Já no caminho para o litoral paulista, próximo a Rodovia dos Imigrantes, há a opção do Espaço Serra do Mar. Ele está localizado na Estrada da Serra, 1500, em São Bernardo do Campo (entrada próxima ao Mac Donald´s pela rodovia), há 40 minutos da capital.

Se você está pensando em casar e ainda não marcou o local da festa, Liz aponta algumas vantagens que podem te ajudar na decisão. "Muitos casais têm religiões diferentes e não encontram um lugar em comum, dessa forma a cerimônia pode ser feita por um celebrante em um altar montado Casar no campo chega a ser 20% ou 30% mais barato do que em salões tradicionais, quando o casamento é durante o dia", aponta. A cerimônia pode ser ao ar livre, por volta do meio dia, acompanhada do almoço. E a festa se estender pela tarde. Ou ainda ao entardecer com um brunch. Até a noite, com o jardim decorado cheios de velas, o que deixa o ambiente ainda mais romântico. Para as noivas que se animaram, veja as dicas da empresária e tire todas as suas dúvidas.

Custos

Quais as vantagens de se fazer o casamento de dia no campo?

A decoração não exige a quantidade de flores que em uma igreja, por exemplo. A natureza já é um belo cenário. Profissionais como fotógrafos e cinegrafistas cobram mais barato. Se o casamento é na hora do almoço, eles podem fazer outro trabalho a noite. DJs e Bandas também cobram mais barato por não terem que usar iluminação.

Quais são os custos extras que temos em um casamento no campo?

Do celebrante e do cartório. Um celebrante de casamentos custa em média mil reais. Já para a realização do civil, a média é de 800 reais.

Muitos lugares já têm pacote completo. É mais vantajoso terceirizar os serviços ou segui-lo?

Prós:

- Preço. Geralmente um pacotão custa cerca de 10% mais barato.

- Segurança. Quando você contrata os profissionais indicados pelo local tem a certeza de estar contratando alguém com experiência em trabalhar no campo, o que não é fácil devido à grama, condições climáticas, iluminação, fontes de energia, etc.

- Praticidade. Se os noivos não tem tempo e nem interesse em ficar um ano planejando o casamento, o pacote é uma boa opção.

Contras:

- Você fica presa às condições daquele contrato. Por exemplo, decoração só com flores do campo - se ela quiser copos de leite também não vai poder, ou melhor, pode desde que pague mais caro.

[galeria]

Decoração

Quais são os materiais que mais combinam com o casamento no campo?

Depende do gosto de cada noiva. Qualquer tipo de decoração cai bem no campo. O ideal seria rústico, mas existem casamentos super modernos utilizando decoração com vidros e espelhos. Qualquer flor combina com o campo, entretanto, as mais utilizados são lisianthus, rosas e mosquitinhos. Flores do campo são uma opção mais barata e que também fica lindo.

E a noite, o que deve ser valorizado?

É uma ótima opção para aquela noiva que quer usar brilhos e pedrarias no vestido. A chave é abusar na iluminação decorativa. É preciso contratar uma boa empresa de foto e filmagem para que as fotos e o vídeo não fiquem com o fundo preto. Um profissional bom vai saber capturar a iluminação a seu favor e mostrar o verde como cenário mesmo sem a luz natural.

Festa

Como deve ser a escolha do cardápio?

Geralmente os buffets que atendem sítios e chácaras servem à moda americana, ou seja, quando os convidados se servem e comem nas mesas, utilizando os garçons somente para os docinhos, bolo e bebidas. Poucos servem à francesa. Uma boa opção é o Finger Food, quando os convidados são servidos pelos garçons e comem de pé com o prato nas mãos. Nesse sistema há comidinhas maravilhosas em pequenos recipientes e canapés bem elaborados. Alguns buffets têm até a opção de um churrasco. Eu não gosto, pois churrasco não é comida de casamento. Prefiro sempre pratos mais refinados

Qual é o check list que os noivos devem fazer logo na primeira visita?

- Comida. Se não te agrada no dia da degustação nunca vai te agradar, não tenha esperanças.

- Plano B. Se chover onde eu caso? Tem local coberto? Onde será a cerimônia e a festa?

- Localização. Se você se perdeu, seus convidados também irão se perder.

- Qual a temperatura média do mês que vou me casar?

- O que esta incluso na locação do local?

- Quais são os horários de início e término da festa?

- Quais são as condições de pagamento? Tem juros?

- Como funciona a rescisão do contrato? Vou ter meu dinheiro de volta?

- Vocês fazem duas festas por dia? Como funciona?

- Posso levar os profissionais que prefiro ou tenho que contratar os profissionais que vocês indicam?

- Pago multa por contratar a empresa que gostaria?

- Quais flores estão inclusas no tipo de decoração que escolhi?

- Posso trazer meu próprio decorador?


- Com que freqüência vocês mudam a decoração do local?

- Posso ver todas as decorações disponíveis?

Por Juliana Lopes