Conversinhas de banheiro

Conversinhas de banheiro

Não tem jeito. Se numa mesa de bar, uma se levanta para ir ao banheiro, logo vem acompanhada de outra. E se as mulheres têm o hábito de andarem em mini-bandos quase sempre, no banheiro do bar ou da balada, isso se configura de maneira plena. E a curiosidade dos homens é a mesma: Mas o que será que falam e fazem nesse ambiente quase secreto, proibido aos homens?

Esse "consultório terapêutico" é palco para falar sobre homem! Pelo menos é isso que uma pesquisa feita pela agência de relacionamento curitibana "Par Ideal" levantou. As entrevistadas, entre 25 e 55 anos, podiam responder mais de uma opção, de maneira subjetiva. E "homens" foi o assunto mais citado (53%).

"Elas falam sobre coisas que vão além da imaginação do homem. Pode ser sobre a aparência, comportamento, desempenho sexual ou qualquer outro assunto. Independente se é marido, amigo ou namorado, as mulheres tem o hábito de falar deles", fala Sheila Rigler, pedagoga e diretora da agência que conduziu a pesquisa. "O banheiro feminino é o lugar para trocar confidências e compartilhar segredos - principalmente sobre os homens, claro. Lá elas têm mais privacidade para revelar algo sobre eles".

Sheila acredita que o banheiro funciona como um local secreto, onde as mulheres se expressam com as amigas, distribuindo elogios, criticando, absorvendo ideias e dando conselhos. "É um local onde pode chorar de alegria ou chorar de tristeza e seus sentimentos são compartilhados, até com mulheres que elas nunca viram antes".

Depois do tema preferido delas, "moda" em geral, como roupas e acessórios, ficou em segundo lugar, com 36% das respostas. E 20% costumam falar sobre outras mulheres.

Os homens, claro, nunca entendem o porquê das mulheres gostarem tanto de ir em grupo ao banheiro. Isso porque, para eles, ir banheiro é como ir ao shopping. É entrar, fazer o que precisa, e sair. "Os homens não entendem a atitude da mulher justamente porque eles seguem um protocolo completamente diferente", afirma Sheila.


Nos banheiros masculinos, não há contato visual e muito menos conversas paralelas. O único motivo que os leva a ir ao toalete é a necessidade fisiológica. Nada mais que isso. E já pensou em ouvir um homem perguntar para o amigo: "Quer ir ao banheiro comigo?" Soa estranho, né? "Acredito ainda que os homens não tenham o costume de falar tanto sobre mulheres. E se falam, vão a um bar para conversar e não são tão detalhistas", diz Sheila.

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: sexo mulheres homens amigas amizade par ideal