Como é o homem perfeito?

Como é o homem perfeito

Encontrar o homem ideal não é tarefa fácil. Principalmente quando não sabemos o que exatamente estamos procurando. Afinal, são muitas as qualidades necessárias para fazer de um homem o ideal. Os adjetivos considerados essenciais sofreram uma grande transformação nas últimas décadas. Isso porque as mulheres mudaram e passaram a conquistar mais e esperar menos.

Esse novo comportamento feminino é o principal fator de alteração das características indispensáveis nos homens. A antropóloga e professora da UFRJ, Mirian Goldenberg, explica: "De um lado, as mulheres se tornaram muito mais exigentes e querem muito mais de uma relação amorosa. De outro, elas sabem que não existe o homem ideal e, mesmo quando exigem muito, devem respeitar as diferenças e aceitar as ‘faltas’ de seu parceiro". Mirian é autora do livro "Por que os homens e as mulheres traem", lançado pela editora Bestbolso em 2010.

Segundo a antropóloga, o que as mulheres querem hoje é um homem que seja fiel, sincero, honesto, corajoso, alegre e rico, nessa ordem. "Elas querem intimidade, diálogo, respeito, romance, cumplicidade", afirma Mirian. "O homem ideal, portanto, se tornou muito mais complexo e também mais completo", concretiza. A estudante Aymê Garcia, 21 anos, concorda com a antropóloga: "Também gosto de caras dedicados, que levem seu trabalho a sério, não gosto de gente acomodada". E brinca: "Posso pedir para ser bonito?"

Não podemos generalizar, nem todas as mulheres sonham com o mesmo tipo de rapaz. Há quem queira o homem à moda antiga. "Muitas ainda querem o provedor, protetor, forte, poderoso e bem-sucedido", explica Mirian. Claro, há quem deseja os dois tipos, nesse caso ele é ainda mais difícil de encontrar. Para a estudante Juliana Conte, 20 anos, homem ideal não existe.

"Infelizmente", lamenta. "A gente se apaixona por idéias. Eu idealizo no cara algo que eu gostaria que fosse verdade. Ele deve ser bonito, inteligente e educado (fato). Mas, ele nunca é só isso", conclui Juliana.

"Nas minhas pesquisas, a fidelidade aparece como sendo o valor mais importante nos relacionamentos contemporâneos. Acima do amor, da admiração e do sexo", revela Mirian. "A fidelidade masculina é uma prova de que elas realmente são especiais e insubstituíveis", completa. Parece que a mulher quer mesmo é se sentir segura. A antropóloga analisa: "Vejo que as mulheres querem ter mais intimidade com seus parceiros". Não podemos esquecer que para outras o porte físico e o desempenho sexual são pontos importantes.

A estudante Juliana Conte afirma: "Todo começo de relacionamento é um acordo. Eu aceito aquela pessoa mesmo sabendo que ele urina fora da privada, é ciumento e não gosta de sair, por exemplo. Enquanto estiver bom para os dois, vai ter relação". Parece que a diferença entre o que se procura e o que se encontra é bastante ampla. Sobre as mulheres atuais, Mirian diz: "Acredito que existe a fantasia de que alguém pode cuidar delas, mas a realidade é que elas aprenderam a cuidar de si mesmas muito bem".


O conceito de perfeição parece ser variável quando o assunto é homem. Ou talvez, as mulheres não tenham chegado a um consenso sobre como é, ou deveria ser, o homem perfeito. Juliana é categórica: "A partir do momento que é homem, o conceito de perfeição se anula".

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente