Ciúmes: todo mundo já sofreu com ele

Ciúmes todo mundo já sofreu com ele

Foto: divulgação.

O ciúme, quando é leve, pode até dar aquela esquentadinha na relação. Mas quando começa a passar dos limites pode ser um problema e tanto. E quem é que nunca passou por isso?

Dando uma olhada nos depoimentos de nossas Vilamigas encontramos histórias como a de Nanda que sabe que o ciúmes que sente pelo marido está atrapalhando a sua relação. "Há um desequilíbrio na minha relação com meu marido, por desconfiança e ciúmes da minha parte. Por ele ser uma pessoa mais velha e experiente sinto que não sou o suficiente pra ele, percebo que ele olha para outras mulheres com um olhar que não olha pra mim."

Uma Vilamiga anônima contou que há algum tempo o sexo com o marido não é o mesmo e com isso ela se sente rejeitada. Ele, mesmo com a relação aparentemente fria, tem cada vez mais ciúme dela. "Ele me vigia 24 horas por dia e tem um ciúme ridículo, não gosta que eu saia sozinha nem com meus filhos que já são rapazes e moças. Para eu ir a academia é sempre uma briga grande, ele quer que eu fique só em casa cuidando dele ou do nosso netinho, só trabalho fora porque trabalhamos juntos, somos advogados. Me sinto prisioneira dentro da minha própria casa."

O assunto é sempre alvo de muita discussão, prova disso é que histórias de ciúmes são tema do livro "Ciúmes - delícias e tormentos", escrito pela psicanalista Marcianne Blévis que descreve mais de uma dezena de casos.

A autora define o ciumento como um inquieto, como todos os apaixonados, porém com a certeza de que um dia, se é que já não aconteceu, a pessoa amada o trairá. Para a autora, o ciumento se considera um eterno incompreendido.

A idéia é que por meio dos casos relatados no livro por Marcianne Blévis, o leitor descubra homens, mulheres, narcisistas, sádicos, masoquistas, irmãos, irmãs, indiferentes, silenciosos, invejosos, pais, filhos, enfim, todos os tipos de ciumentos ou ciumentas, e eles nos ajudem nos nossos próprios casos de ciúmes. Afinal, quem nunca sentiu ou então foi alvo de ciúmes?


O livro, da editora Martins Martins Fontes, custa, em média, R$ 29,90.

Por Larissa Alvarez

Comente

Assuntos relacionados: relacionamento namoro ciúmes dois histórias