Chá de cozinha - dicas de decoração e brincadeiras

Chá de cozinha  dicas de decoração e brincadeiras

Docinhos enfeitados (Verde Lilás Festas)

Mesmo com a chegada do chá de lingerie, a famosa reunião entre amigas para trocar brincadeiras e presentes de cozinha ainda é uma prática que encontramos em várias famílias Brasil afora. Com o passar do tempo, essas festinhas ficaram ainda mais divertidas e cheias de criatividade.

Para quem está na fase de organizar um chá de cozinha, ou panela, é preciso antes de mais nada fazer uma listinha com o itens básicos e distribuir os convites. Elisângela Pádua, organizadoras de festas e proprietária do Atelier Verde Lilás Festas, indica antes de mais nada pensar em algo que tenha o estilo da "vítima" (noiva).

"Por que não aproveitar os próprios itens de cozinha na decoração? Dá para usar, por exemplo, tábua de passar como aparador para os petiscos. O varal para fazer o anúncio do chá. Xícaras e copos podem ser suportes para pratos, na hora de dispor os alimentos na mesa. Também fica interessante usar tábuas de carne, colheres de pau e rolo de macarrão para enfeitar, de madeira mesmo. E ainda espalhar grãos de arroz e feijão na mesa para enfeitar ou colocar em vasos de acrílico. Lembrando que o mais importante é não sair do espírito de um chá de cozinha, ou seja, reunir as amigas para um dia divertido", recomenda.

Quando se não quer gastar muito, Elisângela recomenda colocar na mesa salgadinhos, tortas saltadas em quadradinhos, mini sanduíches de pão de fôrma, sanduíche de metro, petiscos, bolo e alguns docinhos, que podem ser incrementados com um toque de criatividade.

A blogueira Karen Melzer não só ajudou na organização do chá de cozinha da sua amiga como também montou um blog só com dicas para a data. "Eu sou super detalhista, perfeccionista, adoro fazer coisas criativas e lindinhas, mas senti muita dificuldade de encontrar dicas legais pela internet quando estava preparando o chá. Por isso surgiu o ‘chá de panelas’". Segundo ela, o mais bacana é colocar à mão na massa e fazer de tudo, desde os convites até o bolo, principalmente quem gosta de caprichar nos detalhes.

Uma de suas ideias é colocar tags de coração nos copos ou nos saquinhos dos chás, que dependendo do resultado, podem ser incluídos na própria lembrancinha. "Para fazer basta comprar um punch (à venda em lojas com artigos para scrapbook) em formato de coração e depois escrever com caneta colorida".

Mais legal ainda é incluir na decoração as próprias brincadeiras. O bolo com fitinha premiada entra na onda, mas para fazê-lo requer um pouco de habilidade. A convidada que achar a fita com a aliança será a próxima a casar. Dá uma olhada na galeria de fotos o passo a passo que a Paula, do blog The CookieShop, passou gentilmente para Karen.

[galeria]

Karen também indica fazer a brincadeira da palavra proibida, ideia da sua amiga Elisa. Nela, as convidadas ganham um colar no início da festa com as palavras que não podem ser ditas. Aí entram cozinha, noiva, casamento, chá, madrinha, etc. Quem falar a palavra proibida tem o seu colar roubado - ganha quem tiver mais colares.

Segundo a blogueira, a brincadeira do vídeo é um dos pontos altos da festa. A sua criação envolve uma entrevista gravada com o noivo respondendo detalhes sobre o namoro, como preferências, manias, etc. E durante o chá, ela precisa adivinhar qual foi a resposta dele. Na velha brincadeira do "Adivinha quem deu", o castigo para a noiva e participantes pode ser algo diferente, como imitar um animal ou determinada cena de filme bem engraçada.

Rita de Cássia Carvalho organizou o chá de cozinha da sua amiga e usou vários adereços para a brincadeira de estilista. Nela, cada grupo tentava vestir a convidada de noiva. Ganhava quem era a mais elegante. "Em outra colocamos um balão no pé de cada convidada e elas saíram estourando, pois ganhava quem ficasse com o balão no pé. Pegamos os materiais que tínhamos em casa e fizemos algo bacana", conta.


Outra que também pode ser feita é escrever os nomes dos itens de cozinha em fichinhas. A vencedora será aquela que acertar mais artigos recebidos pela noiva. Já na brincadeira das características, as convidadas escrevem em pequenos pedaços de papel detalhes sobre a própria personalidade. Em seguida dobram e o devolvem. A noiva escolhe, lê em voz alta e tenta adivinhar qual é a pessoa com aquelas características. Anotou? Agora é chamar as amigas e mãos à obra!

Por Juliana Lopes

Comente