Casamento engorda?

Casamento engorda

Foto: Sean De Burca/Corbis

Toda garota já ouviu a avó dizer que casamento engorda, mas será que é verdade? O matrimônio traz mesmo uns quilinhos a mais para o corpo das mulheres? Pois saiba que não é apenas para elas que a balança mostra um número maior.

Apesar dessa não ser a regra geral, grande parte das mulheres acaba engordando depois do casamento. A nutricionista Laura Pola, do site "A Nutricionista", conta: "As próprias mulheres costumam utilizar o casamento como um divisor de águas entre o peso habitual de antes e o peso atual".

Uma pesquisa inglesa concluiu que, tanto homens quanto mulheres tendem a engordar depois do casamento. Nos Estados Unidos, um estudo semelhante revelou que as mulheres engordam mais após o matrimônio. O mesmo resultado foi percebido aqui no Brasil, onde uma pesquisa feita com 3,5 mil pessoas também mostrou que, depois do casamento, 91% dos entrevistados, tanto homens quanto mulheres, ganharam mais peso.

Os motivos para a diferença na balança são vários. "Com o casamento, finalmente temos nossa independência no supermercado e podemos comprar o que quisermos. E aí, onde o bom senso deveria imperar no consumo consciente e balanceado, acontece justamente o contrário, na maioria das vezes", diz Laura.

Aquele agradinho para o amor, na compra da guloseima favorita ou no preparo de um jantar especial e cheio de carinho, também são fatores que influenciam no ganho de peso, por corresponderem aos doces, carnes gordas ou massas calóricas. Além disso, muito casais transformam a refeição no principal (ou único) momento de lazer, focando a escolha dos pratos no paladar e não na saúde.

"Outro motivo a ser listado é a acomodação da mulher que, por já ter um parceiro definido e uma relação estável, acaba descuidando da aparência física. Sentindo-se mais segura por considerar-se ‘garantida’, a mulher pode achar que é tempo de ‘abandonar os sacrifícios do regime’ e ‘premiar-se’ com as guloseimas que aprecia", afirma a nutricionista.

O estresse também pode ser um fator crítico para o aumento de peso depois da junção das escovas. Sendo responsável, depois de casada, pela maioria das tarefas domésticas, a mulher se vê obrigada a conciliar os afazeres da casa com a vida profissional e a criação dos filhos. Assim, a busca pela praticidade, com comidas rápidas e fáceis de preparar, traz consigo uma concentração excessiva de gorduras, açúcares e sódio. Ou seja, preparações e produtos carregados de calorias que matam a fome sem nutrir o organismo.

E os maridões podem ter culpa direta nessa história. "Muitas vezes, a refeição preferida do marido constitui-se de alimentos de origem animal (carnes, ovos, queijos) ou de massas caprichadas, acompanhados de cerveja e batata frita. E a esposa acaba preparando esses alimentos e consumindo-os diariamente", explica Laura.


E quando a mulher decide por uma alimentação saudável, pode obter reprovação por parte do companheiro e se frustrar, já que isso gera conflitos, além de dar o trabalho de ter que preparar dois tipos de pratos para cada refeição.

Para evitar esse aumento desenfreado de peso, reserve um tempo do dia para o preparo de comidas que não agridam o organismo. Dê preferência a alimentos naturais com pouca gordura e sal e opte por fazer a própria comida em casa, ao invés de comer em restaurantes ou comprar lanches na rua.

Tenha tempo também para praticar algum exercício físico (o mínimo recomendado é de 30 minutos diários) e faça atividades que proporcionem seu bem-estar, já que estar de mal com a vida também engorda. E convide seu parceiro para participar com você, afinal, ele é parte integrante da sua rotina, interfere diretamente nela e também merece manter um corpo saudável e bonito como você. Além de que isso aumenta a cumplicidade entre vocês, coisa que pode se perder no dia a dia.

"A forma física é um reflexo da nossa saúde, por isso é necessário dormir bem, alimentar-se de modo saudável, fracionar as refeições e sempre cultivar a mente positiva. A alimentação saudável deve ser encarada como um modo de vida e deve fazer parte do dia a dia do casal", recomenda a nutricionista. Com uma boa programação, é possível encaixar atividades saudáveis no corre-corre semanal.

Então está esperando o quê? É hora de contrariar as pesquisas e manter a forma depois de jogar o buquê!

* Serviço: Laura Pola, do site "A Nutricionista".

Por Juliany Bernardo (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: casar casamento