Casamento: 5 coisas para pensar antes de dizer "sim"

casamentonoivado

Foto - Shutterstock

O casamento é uma instituição complexa. Isso por que envolve medos, desejos e gênios de duas pessoas, sem levar em conta que cada um tem sua história, seus traumas... Depois do casório, isso passa a ser dos dois. Para ter um casamento estável é preciso antes de tudo, estar bem resolvida com você mesma. Veja algumas coisas que você deve pensar antes de dizer sim no altar.

1 - Não se baseie no casamento de seus pais

Alguns tens bons exemplos no casamento dos pais, pois cresceram com uma relação estável como inspiração. Outros não tiveram tanta sorte, mas isso não deve ser transferido para o seu relacionamento na vida adulta. Deixe para trás todas as mágoas e más experiências que viu na união de seus pais, ok?

2 - Ame-se antes de tudo

Antes de querer ser alguém especial para outra pessoa, tente ser para você mesma, aceitando-se do jeito que você é. Apaixonar-se por si mesmo é a maior aventura de amor que você pode viver. Portanto, ame-se.

3 - Não se esqueça dos seus sonhos

Sonhar não é algo exclusivo de quem tem 20 e poucos anos. A capacidade de continuar a seguir nossos sonhos é um presente ao longo da vida. Antes de se casar com alguém, você precisa sentir que cumpriu seus sonhos relacionados à juventude e solteirice. Temos também que sentir que ainda seremos capazes de seguir os nossos sonhos com o nosso parceiro.

4 - Defina a sua felicidade

É extremamente difícil definir o que é e como alcançar a felicidade para cada um. Você tem que ser capaz de fazer coisas que te apaixonam e que lhe trazem a verdadeira felicidade com o seu cônjuge, falar sobre o que importa para vocês, assistir a uma maratona de seriados, comer pizza a qualquer hora do dia, fazer o que amam... O primeiro passo para tudo isso é apenas descobrir o que são essas coisas que você precisa na vida, dividindo com o parceiro.

5 - Deixe o egoísmo para trás

O egoísmo funciona bem quando somos jovens e queremos construir algo para nós. Depois que temos alguém, temos sempre que pensar no coletivo. O casamento traz diferenças. Isso significa tomar decisões ao lado de alguém que afetam fortemente a ambos. Isso significa olhar para as situações de uma perspectiva que não é a sua própria. Isso significa compromisso e respeito. Antes de qualquer um de nós estar pronto para oferecer uma parceria neste mundo, temos que estar prontos para deixar ir de atitudes teimosas e egocêntricas.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: noivado casamento