Bolos e docinhos de casamento

Bolos e docinhos de casamento

Bolo do Ateliê Fabiola Toschi. Foto: divulgação.

Quando somos convidadas para uma festa de casamento ficamos de olho em tudo, inclusive no bolo, docinhos e bem casados, não é? Pois estes itens merecem atenção de toda noiva na hora de fazer as escolhas para o grande dia.

A cake designer Natalia Hamani do Bolos de Aluguel conta que por mais que não faltem novidades quando o assunto é bolo, as noivas não gostam de largar o tradicional. Normalmente elas optam por bolos brancos com decorações delicadas que combinam com detalhes como a roupa da noiva, buque ou decoração. A maioria lilás ou rosa claro.

"Alguns casais optam por bolos divertidos, dependendo do tema da festa. Já fiz bolo com decoração imitando fitas para um casamento que tinha forró como tema e tenho agendado um bolo xadrez para um casamento ‘festa junina’", conta Natalia. De acordo com ela, para evitar problemas com o bolo a melhor opção é escolher um bolo falso (de aluguel) e um de corte. "Sai mais barato porque o que aparece é o bonito que não é totalmente comestível. O servido vem direto da cozinha. Isso aumenta a possibilidade de sabores disponíveis, já bolos artísticos não dão certo com todos os tipos de recheio".

O aluguel de um bolo falso da Natalia, por exemplo, custa R$ 150 e o preço do bolo de corte varia muito dependendo do número de convidados. Mesmo com essa opção, a maioria das noivas também não abre mão do clássico nem no recheio do bolo. "O preferido é o nozes com doce de leite. As opções seguintes são de chocolate e ganache".

Mas no meio de tanta tradição há sim uma moda que já dura um certo tempo: os noivinhos divertidos no topo dos bolos. A cake designer faz esses noivinhos e conta que antes de decidir como serão os bonequinhos acontece uma conversa entre ela e os noivos para que ela possa captar as características de cada um. Por exemplo, a noiva que gosta de praia é feita com uma cadeira de praia na mão e a consumista com várias sacolas. Já o noivo fã de futebol aparece com uma camisa do time do coração e o surfista com uma prancha. "Há ainda aqueles mais divertidos da noiva puxando o noivo amarrado em uma corda".

Além das características físicas e de personalidade, os noivinhos são vestidos com roupas semelhantes às usadas pelos noivos no dia do casório e até o buquê da noiva é o mais parecido possível. Natalia faz seus bonecos em biscuit, portanto duram muito tempo e o casal pode levá-los para casa. Podem também ser feitos de pasta americana ou açúcar. Eles custam a partir de R$ 150.

Docinhos

Para quem quer mudar, mas sem arriscar muito, a dica é escolher docinhos diferentes. São milhares de opções super criativas. O Ateliê Fabíola Toschi faz docinhos dentro de caixinhas de chocolates e trufas que lembram cupcakes. Se a ideia é fazer da mesa de doces um espetáculo, uma das dicas é caprichar (e gastar!) nas forminhas de papéis que envolvem os doces.

Na linha inovação, o Ateliê La Poelê criou docinhos com forma de temaki de diversos sabores. A idéia foi levada tão a sério que a sobremesa é servida para convidados em embalagens de papel que imitam as que os verdadeiros temakis são servidos. Tão bonitos que parecem até enfeite.

Os bem casados também não podem ficar de lado, afinal eles simbolizam a sorte e os bons presságios para o casal. Nesse caso não há muito o que inovar quando se fala em sabores, então vale caprichar nas embalagens. A Sweet Bem Casados tem diversos modelos, desde os mais clássicos como os dourados, por exemplo, até os com embalagem estampada e pingentes. A ideia de embalar o doce com tecidos estampados pode dar o tom e até o tema da comemoração que você sonha!

[galeria]


Você já casou e tem dicas para as noivas que estão planejando o casamento? Comente aqui seus achados, os fornecedores, os erros e acertos nas suas escolhas. As noivinhas agradecem!

Por Larissa Alvarez

Comente