Amores eternos existem sim, garantem os cientistas

Amores que duram existem  segundo cientistas

Amores eternos existem, e podem ser detectados pela ciência. Foto: © Melody Davis/Design Pics/Corbis

Encontrar um amor para sempre está se transformando em algo cada vez mais raro. Os amores eternos se transformaram em contos de fadas, literalmente, mas ainda há motivos para acreditar. É o que nos dizem os cientistas malucos com suas pesquisas sobre o amor e suas variações.

Acompanhar a vida de um casal por quatro anos para saber se o casamento deu certo, isso foi o que alguns cientistas fizeram. Um grupo de pesquisadores da Universidade da Flórida descobriu que elaboraram um teste que prevê se um casamento vai durar.

Eles pediram para mais de 100 casais recém-casados avaliarem seu cônjuge. Todo mundo disse: "meu marido, ou a minha esposa é o (a) melhor!", mas o que esperar deles, pois acabaram de ser casar.

Depois dos elogios rasgados quando foram solicitados para dizer algo bom, essas mesmas pessoas que tinham que dizer algo negativo de seus amados. Aí começou a experimento, de fato, apesar de 4 anos ser um período curto dá para algumas importantes conclusões.

Com as respostas gravadas, os pesquisadores seguiram os casais durante quatro anos para ver como os casamentos se desenvolveram. As pessoas que demoraram mais para identificar algo negativo ou os que mais rapidamente identificavam algo positivo para dizer sobre seus amores, eram mais propensos a serem felizes no casamento, do que os outros casais que tiveram problemas de relacionamento neste período.

A ideia é a de que o nosso cérebro precisa de tempo sentir e notar o que o deixa feliz e o que o deixa triste, nem sempre a reação é instantânea. Assim, os casais que demoraram mais para identificar o que os desagradava no cônjuge são os que provavelmente passariam mais tempo juntos no casamento.

Certeza mesmo ninguém tem, mas dá para ter uma vaga ideia, ao menos, das probabilidades e dos fatos que fazem o amor e o casamento durarem.


Por Giseli Miliozi

Comente

Assuntos relacionados: relacionamento amor amor e sexo