A imagem das mulheres na mídia

A imagem das mulheres na mídia

A maneira como as mulheres são tratadas em peças publicitárias e na mídia em geral agrada aos homens. Mas, para as mulheres, tal exibição, além de nem um pouco atrativa, contribui para uma desvalorização da classe feminina. Essa foi a conclusão da pesquisa "Mulheres brasileiras e gêneros nos espaços público e privado" - elaborada pelo Instituto Perseu Abramo em parceria com o Sesc de São Paulo.

Um dos temas abordados neste ano foi a opinião das mulheres a respeito da imagem que a mídia faz da figura feminina e os resultados mostram que a maioria está descontente com a exposição do corpo feminino. De todas as entrevistadas, 80% consideram ruim a exposição do corpo na TV e na publicidade. Há nove anos, na pesquisa anterior, esse índice era de 77%.

Dentre as pesquisadas que desaprovam o excesso de exibição feminina, 51% consideram que valorizar o corpo implica um subjulgamento geral da figura da mulher. Somente 18% das mulheres consideram adequada a exibição de sua classe na TV e nos outros meios.

"Esse índice mostra um amadurecimento da reflexão sobre a imagem da mulher. O percentual de desaprovação já era alto em 2001 e agora, cresceu mais. Isso mostra que elas estão conscientes de que a mídia, muitas vezes, impõe padrões que não são reais e que não representam a figura feminina", argumenta Gustavo Venturi, professor do departamento de sociologia da Universidade de São Paulo e um dos coordenadores da pesquisa.

Outro dado interessante da pesquisa é que a maioria das mulheres (74%) é a favor de algum tipo de controle (governamental ou do próprio mercado) sobre o teor do conteúdo exibido pela publicidade e pela mídia. "Esse índice nos causou bastante surpresa porque é comum a sociedade reagir de maneira negativa a qualquer possível ideia de controle ou censura", pontua o pesquisador.


Realizado no ano passado, o estudo faz uma análise das opiniões femininas. A ideia foi fazer um complemento à pesquisa realizada no ano de 2001, mas inserindo novos temas. Outra diferença é que, desta vez, os homens também foram ouvidos. A pesquisa contou com as opiniões de 2.365 mulheres e 1.181.

E você, o que pensa da imagem que a mídia faz da figura feminina?

Comente