Ter calma é o segredo para a relação dar certo, afirma estudo

Segundo uma pesquisa casais mais calmos dão certo
calma no relacionamento

Casais calmos são mais felizes, será? Foto/Shutterstock

Lá vem mais uma pesquisa para tentar desvendar um dos maiores mistérios da humanidade, os motivos que mantém os casais juntos. A notícia de hoje é que os casais mais calmos, sem corações disparados têm mais chances de dar certo. Quem disse isso foi John Gottman, um psicólogo americano. 

Segundo Gottman dá para saber se um casal vai dar certo, logo após 5 minutos de conversa com eles. Será? Pois então.  Em 1986 ele reuniu um grupo de casais recém-casados em um "laboratório do amor" e observou-os interagindo uns com os outros.  Ele arriscou em prever quais casais ainda estariam juntos e acertou bastante, digamos.

Os casais precisam passar o período em que somente a excitação manda para saberem se dará certo, segundo a ciência. Ele dividiu os casais em dois grupos, no primeiro deles, os dois ficavam com o pulso acelerado e suavam quando estava perto. Esses fatalmente não dariam certo. 

Em contraste, os casais que estavam calmos e sem grandes alterações fisiológicas foram os únicos que passaram a marca de seis anos.

Em entrevista para a revista Cosmopolitan América ele explicou: "O problema é que o grupo que, segundo as previsões, não daria certo mostrou todos os sinais de excitação, como se de estivessem em modo de luta ou fuga em seus relacionamentos. Ter uma conversa sentada ao lado de seu esposo era como enfrentar uma batalha, ou uma espécie de perigo iminente. 

Por outro lado, o grupo que segundo a pesquisa teria sucesso junto, teve uma resposta fisiológica melhor. Eles criaram um clima de confiança e intimidade entre ambos”. Portanto, não se preocupe com a calmaria, ela pode ser boa.


Comente

Assuntos relacionados: calma pesquisa