7 fases que todo relacionamento passa até vingar

Você já parou para pensar em tudo que um casal passa até firmar um relacionamento verdadeiramente FORTE?
fases do relacionamento

Foto: Istock/Anchiy

 

O início do relacionamento é baseado na descoberta e na excitação. Nessa fase, o frio na barriga está sempre com você, assim como o desejo de agradar e seduzir seu parceiro. Com o tempo, porém, as coisas vão mudando. A cumplicidade e a intimidade aumentam e as primeiras brigas chegam. Muitos casais passam também por fases do relacionamento marcadas pela crise, seja pela irritação um com o outro, seja pela falta de desejo.


Se você está ou já esteve em uma relação duradoura, com certeza já percebeu na prática essas mudanças, por mais feliz que esteja com seu parceiro, não é mesmo? A especialista em sexualidade, Cátia Damasceno, vai explicar quais são estas 7 fases do relacionamento

1)      Encantamento

fases do relacionamento

Foto: Istock/gpointstudio

Acontece nos primeiros meses de relacionamento. O seu parceiro parece um príncipe encantado e você não vê nenhum defeito nele. É neste momento que são definidas algumas coisas que se mantêm pelo resto da relação, como a relação com os amigos e familiares. 

2)      Descobrindo os defeitos

fases do relacionamento

Foto: Istock

Depois dos primeiros meses você percebe que seu parceiro tem defeitos. Você percebe que ele não tem os mesmos gostos que você ou outros pequenos comportamentos desalinhados com os seus padrões. 

3)      Acabou-se a novidade

fases do relacionamento

Foto: Istock/Anchiy

É a fase em que vocês começam a criar uma rotina juntos e também já se conhecem melhor. Você começa a descobrir mais sobre valores, desejos e sonhos, encontrando o que há em comum para guiar a relação. É o momento de entrar na rotina, mas isso não precisa ser algo ruim, justamente porque vocês a estão construindo juntos! 

4)      As primeiras brigas e discussões

fases do relacionamento

Foto: Istock/Marjan_Apostolovic

Depois de um tempo de intimidade, começam a surgir as primeiras brigas, algo que parecia impossível no início. O importante nesta fase é sair dela com o amor fortalecido! A maioria dos relacionamentos não sobrevive depois desta fase.

5)      Pensando no futuro

fases do relacionamento

Foto: Istock/vladans

É fase do "vai ou racha". Hora de pensar se vocês terão ou não um futuro juntos. É o momento de falar sobre uma viagem a dois, casamento ou até compra de um imóvel. A ideia não é dar um ultimato, muito menos esperar que os planos se concretizem imediatamente. Quando o casal não entra em consenso nesta fase é hora de repensar a relação.

6)      Juntos o tempo todo ou nem tanto?

fases do relacionamento

Foto: Istock/littlehenrabi

É a fase em que você começa a querer sair com as amigas novamente, em que quer fazer um curso aos finais de semana ou até uma viagem sozinha. Dar esse passo é importante para que não se sintam sufocados ou aprisionados em um relacionamento. 

7)      Recuperando o desejo 

fases do relacionamento

Foto: Istock/monkeybusinessimages

Vocês alcançaram um bom nível de intimidade e amizade e se sentem felizes um com o outro, mas o sexo deixou de fazer parte do dia a dia de vocês. Nesta fase vocês ficam um pouco mais desleixados. Lembra daquele pijama velho que você jurou nunca usar na frente dele? Agora parece não fazer diferença, mas nem por isso a paixão deixa de existir. É a fase que dá início a plenitude, onde aqueles casais velhinhos chegam e onde você sempre quis estar! Claro, todo relacionamento tem altos e baixos em qualquer uma das fases, mas cabe ao casal achar um meio termo que traga a felicidade!

E você, até que fase já chegou?

Comente