7 dicas para não errar na hora de dizer sim

Juntar as escovas de dente é uma decisão que deve, sim, ser pensada. Por isso o VilaMulher reuniu 7 dicas certeiras para não errar na hora do "sim"
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Foto: iStock/ FotoimperiyA

Tomar a importante decisão de finalmente se juntar com o namorado é uma das atitudes mais decisivas que um casal tem de tomar. É necessário pensar e refletir em conjunto para que a melhor decisão seja tomada para ambas as partes. E para não ter erro na hora de aceitar a pessoa que você vai passar o resto da vida junto, o VilaMulher listou 7 dicas super importantes para quem está pensando em dar o grande passo de dizer "sim".

Tenha diálogo com seu parceiro

É importante que o casal tenha tempo para sentar, conversar e ser capaz de perceber quando algum problema está acontecendo. Fazer planos juntos também é essencial - e isso só acontece por meio do diálogo. "Diálogo é uma chave elementar para que se consiga viver em harmonia", comentam as autoras do livro O que você precisa saber antes de dizer sim.

 Não case se você vai ficar com dívidas

A questão financeira abala muito o casal e começar o casamento com uma dívida pode tornar-se um problema. Se ambos não têm dinheiro para fazer um casamento ou para comprar um apartamento, façam o que dá para ser feito dentro do orçamento. "Mas não se endividem, porque isso se torna uma bola de neve”, explicam as autoras Flaviane Montenegro, Tatiana Mesquita e Daniela Mendes.

Saiba ceder 

Brigas são comuns, mas é preciso ter a sabedoria de ceder para que o relacionamento vá adiante. E essa atitude mostra a maturidade de quem quer manter a relação salva e saudável. Reconhecer os próprios erros e pedir perdão é sinal de uma capacidade imensa de se relacionar e de colocar em primeiro lugar o que vocês vem construindo

Deixe a mentira de lado

Há mentiras que podem parecer pequenas e sem importância, mas na verdade são problemas futuros na certa. Por isso, unir-se com alguém exige verdade e transparência para que os dois tenham a possibilidade de discernir se o casamento deve ou não ocorrer. "Precisamos conhecer por inteiro o outro e nos fazer conhecer por inteiro também. Sem amarras. Sem correntes. Sem mistérios".

Não se case sozinho 

Será que o seu namorado está realmente pronto para engatar em um matrimônio? Porque de nada adianta apenas um estar preparado, já que o casamento é uma via de mão dupla que ninguém ama por dois ou casa por dois. Não existe casamento se um dos dois não quer ou não estiver preparado e consciente.

Tenha certeza da sua decisão 

Muitos casais já não vão bem no namoro nem no noivado. Pensam em terminar, mas têm receio de magoar a outra pessoa e também ficam com vergonha dos amigos e familiares que até já receberam os convites. A melhor opção é terminar o adiar o casamento: antes não se casar do que ver o casamento fracassar. 

Case pelos motivos certos 

Caso você perceba que sua decisão de se casar não tem um motivo verdadeiro, que é o de caminhar em conjunto com uma pessoa que você ama, é melhor repensar essa decisão. Pense e reflita bastante nas razões que motivam você a subir no altar

Por Lívia Duarte

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente