5 motivos para frequentar a terapia de casal

Terapia de casal melhora a vida afetiva e sexual do casal, além de redescobrir o motivo da união! Psicólogo Thiago Santos explica motivos para a terapia a dois
terapia de casal

Terapia de casal pode melhorar muito sua relação! Foto: Istock

De acordo com o psicoterapeuta Psicoterapeuta Thiago Santos (CRP 06/135695), alguns casais não só podem mas devem passar por sessões de terapia juntos para que melhorem o relacionamento, reconstruam o respeito e até achem novamente a razão por trás da união. 

O profissional elencou alguns ótimos motivos para deixar o receio de lado e partir para a terapia de casal. Confira:

1 – Se vocês precisam alinhar objetivos e expectativas

terapia de casal

Foto: Istock

Algumas vezes os objetivos, interesses e expectativas que o casal tem em relação à vida tornam-se discrepantes, de tal modo que a convivência se torna difícil, quase impossível. Enquanto ambos estão na mesma sintonia, caminhando na mesma direção, a frequência e a intensidade dos desentendimentos costuma ser menor. A terapia de casal pode ajudar no processo de reflexão sobre os objetivos de cada um, contribuindo para a identificação de pontos convergentes e divergentes. 

2 – Se o casal precisa encontrar novas formas para solucionar os conflitos

terapia de casal

Foto: Istock

Para novos resultados são necessárias novas estratégias. Com frequência casais insistem nos mesmos conflitos porque mantém as velhas e mesmas formas de lidar com eles, numa zona de conforto e comodidade. A terapia de casal, uma vez que oferece o olhar neutro e imparcial do terapeuta, pode contribuir para a ampliação de horizontes, criando espaços de reflexão que podem gerar diferentes maneiras de resolver as coisas, não pensadas anteriormente. 

3 – Para exercitar o diálogo

terapia de casal

Foto: Istock

Muitos relacionamentos terminam por falta de diálogo. Saber escutar o outro de maneira desarmada é uma tarefa que requer cuidado, atenção e disponibilidade. É importante saber falar no momento certo, com jogo de cintura, escolhendo as palavras e os momentos mais oportunos, pois isso melhora a comunicação e contribui para uma relação leve, verdadeira e respeitosa. Além disso, muitas coisas importantes, como elogios ou demonstrações de sentimento acabam sendo esquecidas com o tempo. Exercitar tudo isso na terapia pode se tornar a chave para reaproximar o casal. 

4 – Se o casal precisa reorganizar a rotina

terapia de casal

Foto: Istock

As tarefas e demandas do cotidiano, o cuidado com os filhos, a vida acadêmica e a árdua rotina de trabalho podem acarretar o esquecimento de momentos fundamentais para a vida do casal. Às vezes, parar e reavaliar a própria rotina e reestabelecer prioridades, buscando definir momentos exclusivos para o casal e para o lazer, pode fazer sentimentos esquecidos ressurgirem. 

5 – Para ressignificar a relação

terapia de casal

Foto: Istock

Com o passar dos anos, um sentimento de descontentamento generalizado pode surgir, sem que suas razões sejam explícitas. O casal pode passar a viver numa rotina de tédio e infelicidade, sem saber ao certo as razões para continuarem juntos, mas sem a coragem para por um fim na relação. Nesses, casos, um terapeuta pode ajudar os dois num processo de ressignificação da relação, em que os motivos do descontentamento podem ser encontrados e novos sentidos para continuarem juntos podem ser traçados. 

Serviço:

Psicoterapeuta Thiago Santos

Facebook: ThiagoSanPsi

Telefone: (13)98846-3499

Endereço do consultório: Rua Dr. Luís de Farias, 52, cj. 21 - Gonzaga - Santos/SP

Por Thamirys Teixeira


Comente