48% dos jovens acham errado mulher sair sem o namorado, diz pesquisa

Levantamento mostra que muitos jovens ainda são machistas
pesquisa machismo

foto: Shutterstock

Em uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (dia 3), um dado revelador: embora 96% dos jovens entre 16 e 24 anos reconheçam que o Brasil é um país machista, 48% dizem achar errado a mulher sair sozinha com os amigos, sem a companhia do marido, namorado ou "ficante".

E não é só isso. O levantamento feito pelo Instituto Avon e Data Popular também apurou que 68% acham errado a mulher ir para a cama no primeiro encontro e 80% afirmam que a mulher não deve ficar bêbada em festas ou baladas.

A entrevista com os pesquisados realizada pela internet ainda aponta que 78% das jovens entrevistadas relatam já ter sofrido algum tipo de assédio.

Outro dado curioso é que mais mulheres (42% delas) do que homens (41% deles) disseram concordar que uma garota deve ficar com poucos homens. E muitos garotos (43%) ainda veem diferença entre mulheres para “namorar” e “para ficar” – aquelas que têm relações com muitos homens não são para namorar. Entre as mulheres, 34% pensam o mesmo.

No namoro entre os jovens aparecem com frequência ações de controle e violência contra as garotas: 53% delas dizem que já tiveram o celular vasculhado, 35% relatam que foram xingadas pelo namorado; 33% impedidas de usar determinada roupa. 32% das jovens relatam que tiveram de excluir algum amigo do Facebook a pedido do parceiro, e 28% afirmam que foram proibidas de conversar com amigos virtualmente. 9% contam que já foram obrigadas a fazer sexo quando não estavam com vontade.

Por VilaMulher


Comente

Assuntos relacionados: machismo pesquisa jovens amor e sexo amor