10 fatos interessantes sobre o amor

10 fatos interessantes do amor

Descubra fatos interessantes sobre o amor e comece a praticar hoje mesmo. Foto/reprodução Chobir Dokan

Ah, o amor! Quem será capaz de duvidar que nossa vida gera em torno dele e de suas consequências maravilhosas? O amor é o sentimento mais puro dizem alguns, outros, os cientistas querem explicar esse sentimento por meio de uma série de reações químicas, mas o que podemos dizer sem pestanejar é que o amor é tudo isso e muito mais.

Algumas curiosidades sobre o amor podem nos animar ainda mais e terminar de amolecer nossos corações. Quem já amou, ou ama, saberá identificar muitos desses sinais.

Se você nunca amou alguém veja só o que está perdendo:

1 - As borboletas no estômago são de verdade. Essa sensação que nos faz sentir um misto de angústia com ansiedade é culpa da adrenalina que é despejada em nossa circulação para ficarmos atentos e reagirmos ao ser amado.

2 - A euforia provocada pelo amor é a mesma que aquela experimentada por quem consome cocaína, e de quebra 12 áreas diferentes do cérebro são estimuladas ao mesmo tempo por substâncias químicas que nosso corpo produz. Amor é de graça e não faz mal, muito pelo contrário.

3 - A monogamia ainda existe, sim! E até mesmo no reino animal, que tal se inspirar com isso? Animais como lobos, albatrozes e até cupins querem o mesmo par a vida toda. Requer certo trabalho, mas vemos casais com 60 anos de relacionamento e felizes, todo mundo pode!

4 - Basta uma foto de quem amamos para suportarmos melhor a saudade e a dor física. É o que concluiu uma pesquisa com pacientes, que mesmo com dor e sem a presença física do ser amado, melhoravam ao ver fotos e ouvir palavras carinhosas.

5 - As batidas do coração dos amantes se sincronizam depois de três minutos de um olhar profundo, segundo uma pesquisa. Simplesmente genial, não?

6 - Os opostos se atraem, há quem duvide, mas uma pesquisa apontou que isso é uma grande verdade dentro dos relacionamentos, pois apesar de diferenças profundas atrapalharem, é essencial que um possa aprender com o outro. Menos semelhanças e mais diferenças, positivas, é claro.

7 - Andar de mãos dadas é um santo remédio. Apenas segurar a mão de quem amamos podem aliviar a dor e o estresse matador de todo dia. Casais em situação de estresse foram estudados e agora temos essa linda informação.

8 - Tudo acontece em 4 minutos. Esse é o tempo que você tem para causar uma boa impressão naquele gato que você paquera há tempos. Calma! Sem estresse, isso é coisa da natureza, os cientistas apenas descobriram. Mas o bom disso, é que se trata apenas de aparência e expressão corporal, nada a ver com o que se diz depois.

9 - Dor de amor no coração dói de verdade, está comprovado cientificamente. Quando o sofrimento emocional é muito forte, nosso cérebro libera substancias químicas que enfraquecem nosso coração. Isso pode causar dores no peito e falta de ar. E as mulheres são as amais afetadas.

10 - O amor romântico dura pouco mais de um ano. Talvez porque o cérebro não consiga suportar eternamente um estado acelerado de euforia feliz. Com a diminuição do amor romântico, um amor mais estável e mais tranquilo se forma. Aí entra também a criatividade, sempre ela.

Viu só? Motivos para amar não faltam.


Por Giseli Miliozi

Comente

Assuntos relacionados: amor ansiedade amor e sexo

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?