10 atitudes que você deve ter em mente antes de casar

10 atitudes que você deve ter em mente antes de ca

Foto: Darren Kemper/Corbis

Parece óbvio o que vamos dizer, mas um casamento vai muito além de uma troca de alianças, vestido branco, festa, lágrimas de emoção e lar eternamente feliz. A nossa vida é dividida em vários pedacinhos - família, finanças, amigos, relacionamento amoroso, profissão - e ter uma pessoa do lado não vai fazer com que todos esses campos se tornem melhores. Cada um deles precisa de um determinado plano de ação.

Os problemas de um relacionamento amoroso, por exemplo, não se resolvem apenas com um enlace. Segundo o psicólogo Thiago de Almeida, considerado o maior especialista em relacionamentos amorosos do Brasil pelo American Biographical Institute (ABI), as mulheres, principalmente, acreditam que depois de casado o homem pode mudar sua forma de pensar, de agir. Só que não é bem assim...

"Casamento não muda caráter, não muda humor, não muda uma pessoa que não quer mudar. Se o relacionamento já está desgastado, ou se não existe respeito entre o casal numa relação de namoro, também não vai existir depois do casamento. As pessoas mudam quando querem mudar e para isso não precisa haver casamento", declara.

Dr. Thiago diz que muitos homens são infantis, despreocupados, sem noção de alguns valores, sem responsabilidade em relação ao lar, família etc. Mas a partir do momento em que resolvem casar formal ou informalmente e constituir uma família, pode sim mudar se tornar responsáveis. Mas isso vai depender mesmo da maturidade do homem. "Há os que nunca crescem, são eternos adolescentes."

É por isso que o namoro é tão importante. Nessa etapa o casal aprende a se conhecer bem, saber as qualidades e os defeitos um do outro antes de optar pelo casamento. E para não se desiludir depois de juntar os trapos, Dr. Thiago de Almeida elencou 10 coisas que você precisa saber antes de dizer "sim":

1 - O amor precisa prevalecer. Não esqueça que vocês se casaram por amor e que ele deve perdurar para que a relação também dure.

2 - Aceite as diferenças. Homens são de Marte, mulheres são de Venus. Homens e mulheres, além de gêneros diferentes, pensam e agem diferente.

3 - Conte até 10. Os homens são menos organizados do que as mulheres, salvando poucos nesse mundo masculino, além de serem mais dependentes, muitas vezes por culpa da educação machista das próprias mães. Portanto, sem se anular, seja paciente e tente ensiná-lo a ser mais organizado e não cometa os mesmos erros com seus filhos. Paciência também vale para os homens ao entender as mulheres.

4 - Xô, mau humor! Bom humor faz bem sempre, principalmente numa relação a dois. Você pode não acreditar, mas seu sorriso pode mudar o dia de alguém. Não tem nada mais irritante do que acordar do lado de alguém com cara amarrada...

5 - Deixe a fantasia apenas para os livros de princesas. Casamento não é um conto de fadas. Problemas de todo tipo sempre vão aparecer: existenciais, de relacionamento, financeiros, sexuais, familiares...

6 - Não gosta de conversar? Aí fica difícil... Diálogo é primordial numa relação. Sem ele o relacionamento pode não dar certo.

7 - Não perca a individualidade. O casal deve estar sempre junto, pensando junto, afinal, casaram para estar juntos. Mas não nasceram e nem foram criados juntos. Você tem sua vida, seus amigos, sua família, suas coisas. Não deixe suas tarefas e as coisas que só você gosta de fazer de lado.

8 - Respeitem um ao outro. Quando o respeito para com outro ser humano acaba, fica difícil um relacionamento dar certo.

9 - Relacionamento sexual faz parte de uma relação sempre, não somente na fase de namoro. Nunca esqueça isso. E vale lembrar que o sexo só vira rotina se você quiser!

10 - Ceder não diminui ninguém, portanto, para que uma relação possa dar certo, às vezes é necessário que os dois, ou um dos parceiros, ceda.


Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: crise casamento