Você sabe qual o melhor tipo de parto para você?

O melhor tipo de parto para você

Foto - Shutterstock

Escolher o nome do bebê, aguardar ansiosamente pela chegada do novo integrante da família, organizar os mínimos detalhes. Há muito o que se fazer antes de o bebê nascer, incluindo decidir se quer parto normal ou cesariana, por exemplo.

Parto normal

O medo de sentir dor é o que mais intimida as mulheres a optarem por esse tipo de parto. O que muita gente não sabe é que é possível aplicar anestesia durante o parto normal também, além de aplicar técnicas de respiração e massagem.

A parte ruim é que há, como outras cirurgias, riscos. Um deles é ficar com a bexiga caída - mas vale ressaltar que é uma situação rara.

Cesariana

A OMS recomenda que apenas 15% dos partos sejam cesárias, mas não é bem assim que acontece. Esse é o tipo de parto mais realizado no Brasil e também está no topo da lista entre os países da América Latina. E não é para menos. Esse tipo de parto costuma ser uma das primeiras opções por ser mais rápido (a cirurgia pode durar 45 minutos, contra uma cirurgia que pode durar horas em um parto normal) e cômodo (é possível marcar dia e hora para o nascimento).

Apesar de parecer a melhor opção, ela é uma cirurgia como outra que pode acarretar infecções e perda de sangue. Além disso, a recuperação da cesariana costuma demorar mais do que a do parto normal - no primeiro caso a paciente só é liberada depois de 2 ou 3 dias em observação, já no parto normal o tempo se reduz para 24 horas.

Vale lembrar que, quando a gravidez representa algum risco para o bebê ou para a mãe, a cesária é a única alternativa viável.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: tipos de parto parto normal cesariana parto