Sindicato dos Gêmeos defende as diferenças entre os irmãos

Conheça o sindicato dos gêmeos

Foto: Divulgação

Apesar de serem parecidos fisicamente, os irmãos gêmeos são bem diferentes em temperamento, comportamento, nos desejos e escolhas. E é justamente isso que o Sindicato dos Gêmeos vem reivindicar, uma ideia que surgiu da parceria entre as duas duplas de gêmeos, os cartunistas Paulo e Chico Caruso e os médicos Alexandre e Ricardo Ghelman.

"Há dois anos conversei com meu irmão sobre a possibilidade de estudarmos os gêmeos tanto para pesquisas genéticas como comportamentais. Começamos a descobrir muitas histórias engraçadas e em 2011 reunimos vários gêmeos e simpatizantes para criar uma organização", afirmou Alexandre Ghelman, um dos gêmeos fundadores e médico especialista em neurologia do comportamento.

Ghelman afirmou que a ideia de batizar com o nome de "Sindicato dos Gêmeos" veio do cartunista e também fundador Paulo Caruso. O lema "cara de um focinho do outro" foi inspirado na expressão que as pessoas sempre diziam para ele quando estava junto com seu irmão. "Todo gêmeo escuta muito essa expressão. Eu, particularmente, ouvia diversas vezes quando era pequeno e, por isso, decidi trazer um lado lúdico para o nosso sindicato", comentou.

O sindicato ainda conta com a representação feminina de Célia e Celma que opinam em diversas decisões. O principal interesse da associação é criar um cadastro no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pois ainda não existe uma contabilização dos gêmeos no país e, para isso, eles contam com a ajuda dos cadastros que são efetuados no site para ter uma base. Já existem cerca de 700 gêmeos cadastrados de vários estados. O médico afirmou que o número alavancou nos primeiros meses desse ano.

O primeiro encontro dos gêmeos ocorreu em São Paulo em novembro do ano passado (2011), e reuniu 15 duplas, além de diversos familiares e simpatizantes. Esse ano a associação pretende lançar o site "Geminialidade" no dia 18 de março, quando é comemorado em São Paulo o "Dia dos Múltiplos", criado pelo vereador Adilson Amadeu (PTB) em 2007.


Além dos encontros que serão realizados em 2012, e que serão divulgados no site oficial do Sindicato dos Gêmeos, Alexandre Ghelman revelou as propostas para o Carnaval de 2013. "Ano que vem pretendemos lançar o "Bloco dos Gêmeos" para desfilar no Rio de Janeiro. Em São Paulo ainda não temos previsão de lançamento."

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente