O papel das damas de honra

Veja qual o papel da dama de honra adulta na cerimônia de casamento
papel da dama de honra

foto: Maya Morikawa

Quem pensa que só criança pode ser encarregada do papel de dama de honra em um casamento está enganada! Embora no Brasil seja menos comum que outros países, como os Estados Unidos, por exemplo, mulheres adultas também podem ser dama de honra, com o mesmo papel de uma madrinha.

Então se você foi sucumbida ao cargo ou você que é noiva e vai convidar amigas, irmãs, primas para essa importante função, veja o que pedir a elas!


Apoio emocional integral –  as damas de honra precisam dar o suporte emocional que a noiva precisa em toda essa etapa dos preparativos até o grande dia da cerimônia.

Despedida de solteira - A dama de honra deve ser responsável pela despedida de solteira, mas que também pode ser um chá de panela ou chá de lingerie. 

Vestido diferente - Sobre o vestido, uma ideia é que as damas usem vestidos parecidos, com a mesma cor ou tonalidade semelhante, como é a tradição em alguns países. Já a maquiagem e o penteado não precisam ser iguais para todas, mas isso fica a critério da noiva. 

Detalhes do dia do casamento – se o casal não tiver wedding planner, as damas de honra ficam encarregadas de ajudar nos detalhes no dia do casamento, tais como indicar o local da festa para os convidados perdidos, controlar se tudo está saindo como planejado. 

Cuidados com a noiva – além dos cuidados com o evento, as damas devem estar atentas com a situação da noiv. Se pisam no véu, se ela precisa de uns minutos de descanso, se a maquiagem precisar ser retocada, entre outros detalhes .

A presença das damas de honra adultas não impede a escolha de crianças para daminhas e pajens, que podem ser floristas e carregar alianças. As amigas da noiva devem carregar apenas pequenos buquês, que podem ser uma réplica ou  uma inspiração do buquê principal.

Em resumo, as damas de honra devem ser o braço direito da noiva! Hora de demonstrar toda a amizade e carinho por ela, já que a próxima noiva pode ser você!

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: casamentos