Infertilidade: principais causas

Infertilidade principais causas

Você sabia que de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 278 mil casais encontram dificuldade para engravidar em algum momento? As causas são variadas, mas, na maioria delas, se o problema for detectado com antecedência existem diversas soluções que podem ajudar a mulher a engravidar.

Saiba que existem cinco causas mais comuns para a infertilidade, juntas elas são responsáveis por cerca de 40% dos casos. Confira quais são:

Problemas ovulatórios: principal causa de infertilidade nas mulheres, geralmente o que ocorre é uma falha na liberação de hormônios, irregularidade no ciclo menstrual ou problema nos ovários. Mediante isso, a ovulação fica prejudicada ou completamente ausente.

Síndrome dos Ovários Policísticos: causada por um desequilíbrio hormonal e excesso de hormônio masculino. Provoca irregularidades na menstruação, aumento dos pêlos, ganho de peso e acne. A ovulação também fica muito comprometida, o que dificulta a gravidez.

Endometriose: doença que ocorre quando a mucosa que reveste o útero é expelida dentro da cavidade do abdômen ao invés de ser eliminada através do canal vaginal junto com o sangue menstrual e acaba dificultando a concepção do bebê.

Alterações da tireóide: aumento ou diminuição da função da glândula tireóide leva a um desequilíbrio hormonal, o que reflete no funcionamento dos ovários e consequentemente na produção dos hormônios LH e FSH.

Aumento da prolactina: quando há aumento deste hormônio, os ovários não funcionam direito, o problema pode bloquear ou interferir a ovulação.


Outro fator que impede muitas mulheres de engravidar é a falta de conhecimento a respeito do seu período fértil. Há testes de farmácia para descobrir a data mais propícia para engravidar, no entanto uma consulta com o seu médico ginecologista é indispensável.

Comente