Gravidez depois dos 35 anos

Gravidez

Adiar a gravidez, fato cada vez mais comum entre muitas mulheres que só pensam em ter filhos depois de alcançar estabilidade profissional e segurança financeira. “Entretanto é importante alertar estas mulheres sobre as conseqüências desta decisão, afinal, a idade afeta a capacidade reprodutiva feminina", afirma o ginecologista e obstetra, Aléssio Calil Mathias.

Conforme Mathias, as chances de gravidez por mês é de aproximadamente 20% nas mulheres abaixo de 30 anos, mas de apenas 5% nas mulheres acima dos 40. Mudanças na função ovariana e alterações na liberação dos óvulos são os principais motivos.

À medida que a mulher envelhece, o mesmo acontece com seus óvulos, tornando-se menos capazes de serem fertilizados pelos espermatozóides. "A fertilização desses óvulos está associada a um risco maior de alterações genéticas. Por exemplo, alterações cromossômicas, como a Síndrome de Down, são mais comuns em crianças nascidas de mulheres mais velhas", explica Aléssio Calil Mathias.

A boa notícia é que os riscos de uma gravidez tardia podem ser contornados. Conforme o obstetra isso pode ser feito com uma preparação prévia e um pré-natal com acompanhamento adequado. “Quanto mais saudável estiver a mulher, maior a chance que os nove meses transcorram com tranqüilidade. O primeiro passo desta preparação é colocar a carteira de vacinação em dia. Pelo menos três meses antes de engravidar, a mulher precisa se proteger contra rubéola, sarampo, caxumba, hepatite A e B e catapora", alerta.

Também não podem faltar os testes de sorologia para hepatite B e C e HIV. Em mulheres acima dos 35 anos é comum os casos de hipotireoidismo, doença que merece atenção especial na gravidez. Entretanto, conforme Mathias, mulheres acima dessa idade tem mais equilíbrio emocional para criar o filho. “Elas adotam com maior facilidade as recomendações para fazerem atividades físicas e manterem uma alimentação controlada para evitar ou controlar problemas cardíacos, diabetes, hipertensão e colesterol alto", diz.

Mais informações:

Prepare seu corpo para a gravidez

Por Juliana Lopes

Comente