Conheça os alimentos que aumentam a fertilidade

Carnes e peixes estão entre os alimentos que estimulam a fertilidade
alimentação-gravidez

Quem está tentando ficar grávida e não consegue, sabe que há vários macetes que dizem aumentar a fertilidade e um deles é a alimentação. Uma alimentação saudável é fundamental para o bom funcionamento do organismo, incluindo os órgãos reprodutores.

 O livro “The Fertility Diet” (Dieta da Fertilidade, Editora Campus-Elsevier, escrito pelos cientistas Jorge Chavarro e Walter C. Willett da Universidade de Harvard, afirma que a insulina, regula a globulina (proteína ligada aos hormônios). Por isso a fertilidade está diretamente ligada ao que comemos.

De acordo com o livro “Fertilidade e Alimentação”, de Arnaldo Schizzi Cambiaghi, especialista em reprodução humana, e com colaboração da nutricionista Débora de Souza Rosa, não apenas alguns alimentos aumentam a fertilidade, mas a falta de alguns pode também prejudicar. Eles apontam a dieta mediterrânea como mais eficaz para os casais.

A dieta mediterrânea é rica em azeites, peixes,  grãos e gorduras boas. Esses alimentos costumam ser ricos em vitaminas do complexo B. Elas regulam os hormônios responsáveis pela ovulação. Já os grãos, frutas e verduras são ricos em ácido fólico e vitamina B6, que comprovadamente, aumenta em 40 % as chances de engravidar e diminui as chances de aborto.

Nesse caso, as carnes vermelhas e produtos industrializados devem ser consumidos em pequenas quantidades, pois têm alta quantidade de gordura saturada. Tabagismo, consumo de álcool e obesidade são fatores decisivos, que também dificultam a gravidez.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: fertilidade