5 dicas de segurança para pegar estrada na Páscoa

Não se esqueça de levar o automóvel à oficina mecânica antes de viajar!
segurança em viagem

Foto - Reprodução

Feriado de Páscoa chegando e o que muita gente quer é botar o pé na estrada. Mas é preciso ficar atento aos riscos que as estradas oferecem aos motoristas, como buracos no asfalto e falta de sinalização adequada, o que acaba gerando inúmeros acidentes. Contudo, é essencial verificar também se o automóvel está em dia, com a manutenção adequada, incluindo manutenção de pneus e checagem de óleo. Por isso, o VilaMulher selecionou 5 dicas de segurança para pegar estrada na Páscoa.


Dica 1 - Checagem dos pneus A primeira coisa a ser feita é a calibragem dos pneus, o que garante o bom funcionamento do veículo na estrada e ainda ajuda a economizar combustível. Isso porque quando os pneus estão calibrados, o veículo libera menos gases poluentes ao ambiente, além de facilitar o manuseio do volante. No caso de os pneus precisarem ser trocados, o ideal é a substituição deles ao mesmo tempo, de modo que os pneus seguem uma uniformidade de desgaste com o tempo. É recomendado também que a troca siga as especificações do manual do carro, evitando o comprometimento do desempenho e da segurança do veículo.

Dica 2 - Mecânica

Não se esqueça de levar o automóvel à oficina mecânica antes de viajar para conferir itens importantes, que fazem a diferença na segurança do seu carro. Alguns elementos a serem checados são: o sistema elétrico, uma vez que as lanternas, as setas, os faróis e os piscas são essenciais para a direção; o óleo do motor; os fluidos do freio e o para-brisa, para evitar problemas com a chuva.

Dica 3 - Crianças e animais de estimação

Lembre-se de que as crianças de até dez anos devem ser transportadas em uma cadeirinha adequada para cada idade e somente no banco traseiro. No caso de transporte dos pets, eles devem ficar dentro de caixas especiais de transporte ou presos com a coleira ao cinto de segurança no banco traseiro do carro.

Dica 4 - Clima

O ideal é pesquisar a previsão do tempo e saber em que condições de tempo você pegará estrada, especialmente se o percurso for extenso e for percorrido em estrada de terra. Assim, poderá, por exemplo, evitar viajar em dia de chuva. 

Dica 5 - Bagagem

Calcule quantos dias ficará em viagem e leve na bagagem apenas o essencial, nada de exageros. O excesso de carga deixa o carro mais baixo, a bagagem solta pode atrapalhar o condutor e os objetos altos no banco traseiro dificultam a visão do motorista. Ou seja, imagine todos esses fatores juntos e os riscos de acidentes se multiplicam!

Por Renata Branco

Comente