Teste dá probabilidades da cor do olhos do bebê

Teste dá probabilidades da cor do olho do bebê

Se você tem o olho claro e seu marido escuro, pode calcular como quiser os genes recessivos e dominantes, mas nunca terá certeza absoluta de como virão os olhinhos do bebê de vocês. Ou nunca teria. Agora, um site americano calcula a probabilidade e acaba com a dúvida (ou a surpresa) dos pais mais ansiosos.

Pensando em aliviar esses que se corroem, o Museu de Tecnologia da Califórnia criou um aplicativo que avalia a chance de o pimpolho ter os olhos azuis, verdes ou castanhos. O teste está no site do museu, em inglês, mas não precisa saber falar para usar a calculadora mágica.

É simples. Basta selecionar a cor dos olhos dos pais e dos avós do bebê, inclusive com detalhes - no caso de um castanho esverdeado, por exemplo. Aí clique em ‘calculate’ e pronto, tem o percentual da incidência, tudo cientificamente calibrado.

O mesmo site explica ainda como a cor dos olhos é determinada - pela quantidade de pigmentos (melanina) na íris - e afirma que todos os bebês nascem mesmo com olhinhos azuis porque só passam a produzir o pigmento fora da barriga da mãe.


Depois do teste, só não vale acreditar piamente no resultado, já que podem sim haver variações, principalmente porque há muito mais que apenas três cores possíveis para olhos. Mesmo assim, a brincadeira para casais grávidos é divertidíssima.

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente