Técnicas de coaching podem auxiliar gestantes

Grávidas podem usar técnicas de coaching

Ao engravidar, uma das grandes preocupações das mulheres que trabalham é conciliar a rotina profissional, familiar e a social, com as adequações na casa ou na família para receber o bebê. Decorar o quarto do bebê, comprar o enxoval, escolher o médico e a maternidade para o parto são algumas questões que assustam as grávidas.

Para facilitar a realização de todas essas tarefas, o coach Marco Aurélio Nirlepa, orienta as gestantes a utilizarem técnicas de coaching para organizar melhor o tempo, identificar os objetivos e alcançar as metas, levando em conta seus recursos internos e externos e sua rotina diária de trabalho.

"É um desenvolvimento pessoal que se reflete nas outras áreas da vida. Técnicas como a Programação Neurolinguística (PNL), a Hipnose Clínica Ericksoniana e a análise DISC são utilizadas durante o processo", explica Nirlepa, fundador do Centie-Coaching e Master Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e analista DISC.

A metodologia coaching é um processo com início, meio e fim e que é definido em comum acordo entre o treinador, chamado de coach, e o cliente, o coach. São estabelecidas metas a curto, médio e longo prazo e o trabalho tem foco no desenvolvimento das competências da pessoa e na superação de suas fraquezas. "O coaching para gestantes tem como finalidade propiciar uma vivência da gestação, do parto e da maternidade da melhor forma possível, humanizando cada etapa e tranquilizando as mamães, especialmente as de primeira viagem", ressalta.


Além das técnicas de coaching, as futuras mães precisam relaxar e não buscar a perfeição acima de tudo, até porque, ao esperar um bebê tudo pode ser surpreendente e muitas mulheres podem descobrir que não necessitam de tudo o que a sociedade ou o mercado de consumo propagam como estritamente necessário. O essencial é que a grávida cuide de sua saúde, para que sua gestação siga tranquila e o bebê nasça saudável, o resto acaba sempre dando certo.

Por Carmem Sanches

Comente

Assuntos relacionados: bebês gestação mulheres coaching