Solange Couto: gravidez raríssima

Solange Couto gravidez raríssima

Foto: divulgação/ Globo

A atriz Solange Couto anunciou ontem que, aos 54 anos, está grávida. E esse, por causa da idade, é um caso extremamente raro, de acordo com Marcello Valle, diretor da Clínica Origen, especialista em Reprodução Humana pela Universidade de Paris.

Ele explica que o caso é excepcional porque com esta idade o normal é que a mulher já não produza mais óvulos. "Com 30 anos a mulher tem mensalmente a probabilidade de 15 a 20% de engravidar. Com quarenta cai para 5% e com 45 para 1% ao mês. Normalmente com cerca de 50 anos acontece a menopausa, o esgotamento dos óvulos." Ou seja, mesmo para uma mulher que ainda não entrou na menopausa a produção de óvulos é muito baixa, o que torna uma gravidez desse tipo raríssima.

Marcello explica que em uma gestação como esta é necessário que seja feito um pré natal de alto risco, como acontece com qualquer mulher que engravide com mais de 40 anos. Mas se o acompanhamento for correto e a mãe tiver um bom estado de saúde não há nenhum grande risco para ela ou para o bebê. "Os problemas podem aparecer no caso de uma mãe que já tem problemas de saúde anteriores como hipertensão, diabetes ou outras doenças do coração, órgão muito exigido na gestação".


Na hora do parto a idade também não interfere. Se vai ser normal ou cesária, de risco ou não, tudo isso varia de acordo com a saúde da mulher, sua condição no momento e o seu histórico. "Tive uma paciente que engravidou com 53 anos, com doação de óvulos. Ela ganhou o bebê de parto normal sem nenhum problema".

Por Larissa Alvarez

Comente