Quando o segundo bebê não vem...

Quando o segundo bebê não vem

Na novela da Rede Globo "Caras e Bocas", a personagem interpretada por Flávia Alexandra, Dafne, quer muito engravidar, mas não consegue. Ela já tem outra filha, mas nada de conseguir a segunda gravidez. Dafne pode estar sofrendo de um problema chamado infertilidade secundária, ou seja, aquela que aparece mesmo após o casal ter conseguido uma gestação anterior.

De acordo com o ginecologista e obstetra Newton Busso, professor de Santa Casa e um dos fundadores do Projeto Beta com Responsabilidade Social, os fatores que levam a essa infertilidade podem ser os mesmos da infertilidade primária, como miomas, endometriose, infecções e o próprio envelhecimento dos óvulos, no caso das mulheres. Nos homens, baixa contagem espermática, falta ou deficiência de mobilidade dos espermatozóides, problemas ejaculatórios ou mesmo a qualidade do esperma podem levar à infertilidade.


Assim como na novela, na vida real esse tipo de problema também leva a estresse e ansiedade. "Numa nova união, por exemplo, onde o homem já tem filhos de casamento anterior e a mulher não, é bem provável que a atual não admita não ter filhos", lembra o médico. Neste caso, além do tratamento para a infertilidade, que são os mesmos utilizados na primária, devem ser acompanhados também de apoio psicológico.

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente