Quais exames fazer durante a gravidez?

grávida

Foto - Shutterstock

A gravidez é um momento sublime para a mulher. Durante o pré-natal queremos ter certeza de que está tudo bem com o bebê, que não há problemas de má-formação, que ele nascerá saudável.

Com os avanços tecnológicos é possível detectar cedo qualquer anormalidade, diminuindo a ansiedade da futura mamãe. O ideal é que os exames sejam feitos aos longo dos noves meses como triagem para detecção de qualquer problema. Você sabe quais exames devem ser feitos?

Ultrassom morfológico

Com este exame de primeiro trimestre , é possível calcular o risco de síndromes fetais causadas por alterações cromossômicas. "A coleta do sangue materno para o exame deve ser feita a partir da décima semana de gestação, podendo detectar Síndrome de Down, Síndrome de Patau, Síndrome de Edwards e alterações ligadas aos cromossomos X e Y, como Síndrome de Turner e de Kleinefelter", explica Dra. Ana Lúcia Beltrame, especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana.

USG Morfológico

Faz um rastreamento das alterações cromossômicas, e da hipertensão precoce na gestação e saber o risco para trabalho de parto prematuro. Deve ser realizado duas vezes: entre 11 e 14 semanas e entre 20 e 24 semanas.

Com o segundo teste há uma melhor avaliação de algumas estruturas que não puderam ser bem caracterizadas no primeiro morfológico.

USG 3D

Diagnostica algumas lesões que podem passar despercebidas, como pólipos e miomas no interior da cavidade uterina, fenda palatina e afastamento dos olhos (com a foto da face fetal em 3D).

O melhor é sempre fazer todos os exames solicitados pelo médico para saber se está tudo bem com o bebê. Com isso, é possível ter uma gravidez mais tranquila e saudável para a mamãe e para a criança em formação.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: ansiedade gravidez