Por que o cabelo cai depois do parto?

Por que o cabelo cai depois do parto

Foto: A. Chederros/Onoky/Corbis

O pós-parto vem acompanhado de uma série de mudanças no corpo da mulher, que já começam ao longo da gravidez. Uma delas é a queda de cabelo, que se acentua depois de o bebê nascer. E relatos mostram que a quantidade é tão grande que assusta boa parte das mulheres. Mas calma, vocês não ficarão carecas!

Isso acontece por conta dos hormônios masculinos, que desaparecem durante a gestação, enquanto os femininos estrógeno e progesterona estão a todo vapor. Além disso, especialistas afirmam que fatores como estresse, cirurgias e mudanças rápidas do peso corporal podem influenciar a queda de cabelo.

O processo se torna apavorante porque enquanto uma mulher adulta normal elimina entre 100 e 125 fios, por dia, nos meses do pós-parto a probabilidade quase quintuplica e as mamães perdem até 500 fios diariamente, por cerca de seis meses depois do nascimento. Depois desse período, o problema tende a finalizar, apenas se não houver nenhum outro problema envolvido como distúrbios de tireoide, diabetes ou anemia. Nesses casos, melhor buscar ajuda médica.

Por isso, mamães, nada de se preocuparem. Ainda mais porque há métodos simples que podem reduzir o incômodo. O mercado de cosméticos já desenvolveu produtos que previnem as quedas e fortalecem os fios, deixando as madeixas fortes, macias e com aspecto saudável.

Outra maneira de evitar a queda de cabelo é manter uma alimentação saudável, com o suporte adequado de nutrientes. Caso seja necessário, procure um médico ou nutricionista para repor as vitaminas e minerais. Beber água é fundamental e a ingestão de líquidos é importante para todos os tecidos, inclusive o capilar.

Por isso, inclua na dieta diária itens ricos em ferro, zinco, cobre e vitamina B6. Vale frutas secas, banana, legumes, vegetais verde-escuros, grãos integrais, peixes, especialmente frutos do mar, fígado, gema de ovo e leite.

Veja ainda outras dicas para recuperar os fios:

Alimente-se bem - A alimentação correta, com o suporte adequado de nutrientes, é fundamental para evitar e conter a queda do cabelo após o parto. Caso seja necessário, procure um médico ou nutricionista para fazer a reposição de vitaminas e minerais. Beber água é fundamental. A ingestão de líquidos é importante para todos os tecidos, inclusive o capilar.

Boa higiene no couro cabeludo - Use sempre produtos de qualidade. Aplique xampus, condicionadores e cremes adequados ao seu tipo de cabelo. De preferência a mesma marca, pois assim os itens se complementam e há um equilíbrio.

Evite alisamentos e tinturas - Pelo menos durante essa fase, não submeta os fios a descolorações profundas com amônia ou processos que alteram a estrutura do fio. Não utilize secador muito quente e evite o uso de chapinha. Para mantê-los bonitos, faça hidratações frequentes. Uma vez por semana, no salão ou em casa.

Cuide do corpo e da mente - Tente se manter no seu peso ideal, pois o sobrepeso contribui para a ocorrência de alterações hormonais, que afetam o cabelo e controle o estresse. Caso seja preciso, procure ajuda terapêutica para ter equilíbrio (que faz bem à mãe, ao bebê e aos cabelos).


Por Natália Farah

Comente

Assuntos relacionados: pós parto mamãe fio de cabelo hormônio parto