Pilates para gestantes: solução para a dor nas costas

Você sabia que os benefícios do Pilates ajudam até na hora do parto? Saiba mais!
pilates gravidez dor nas costas

Foto - iStock/© vadimguzhva

Atenção gravidinhas de plantão! Que tal se matricular em uma aula de pilates? A modalidade tem inúmeros benefícios para as gestantes, fazendo bem não só para o corpo quanto para o psicológico das mulheres grávidas.


A técnica é super recomendada pelos médicos por conta das modificações consideráveis que a gravidez traz para o corpo feminino. Esta atividade física é perfeita para eliminar a famosa dor lombar, que em incomoda cerca de 50% das gestantes.

De acordo com a especialista Maria Militão, educadora física, docente dos cursos de Extensão e pós-graduação das universidades Estácio de Sá e USCS, alguns profissionais da saúde começaram a pesquisar maneiras de aliviar esse incômodo na gestante.

"Um estudo feito por Gomes et al, analisou gestantes ao longo do treinamento com o método Pilates e através da “Escala Visual Analógica da Dor” verificou que as gestantes que iniciaram o Programa de Pilates com dor lombar, após 5 semanas relatavam ausência total da dor", explica.

Além da estabilidade da postura, o método Pilates proporciona benefícios como:

  • Resistência da Musculatura do assoalho pélvico
  • Força Abdominal
  • Maior mobilidade da coluna
  • Alongamento
  • Melhora da circulação sanguínea
  • Relaxamento
  • Consciência Corporal

A professora Maria Militão também explica que a gestante deve ter em mente que o Pilates é benéfico tanto nos nove meses de gestação quanto no momento do parto por estar mais fisicamente preparada para os esforços e também no pós-parto, quanto a mãe necessita de maior vigor físico para os cuidados com o bebê.

Está esperando o que? Incorpore o pilates na sua rotina de atividade física e aproveite dos benefícios tanto na gestação quanto nesta nova fase da sua vida!

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: pilates exercícios gravidez parto normal