Pilates na Gestação pode?

Pilates na Gestação pode

Fazer pilates durante a gestação pode fazer mal a criança? Durante o período da gravidez a mulher tem suas funções adaptadas para o período gestacional, no qual ela precisa respeitar essas alterações, que não são patológicas e sim fisiológicas circunstanciais.

O pilates deve ser aplicado não como um treinamento físico, e sim como um método para melhorar o condicionamento da mulher para facilitar o processo de gestação durante os nove meses facilitando o trabalho de parto e acelerando sua recuperação pós-parto.

É importante ressaltar que em cada trimestre da gestação o método Pilates deve ter uma abordagem de acordo com as alterações sistêmicas. Contudo, está contra indicado a atividade por algum fator específico ou pré-existente, como um aborto ocorrido no primeiro trimestre, ou quadro de placenta prévia, ou ainda histórico de sangramentos.

O método Pilates esta indicado para a dispneia (respiração ofegante e cansaço), controle da pressão arterial alta, fadiga muscular gerada pela sobrecarga muscular. Também auxilia na diminuição das câimbras, pois o método promove hipertrofia longitudinal nos músculos gerando mais flexibilidade. Aumentar a força de músculos importantes, como os estabilizadores da escápula, diminuindo a curvatura da coluna torácica (curvada para frente), reorganiza o centro de gravidade, melhorando o equilíbrio corporal. O método Pilates promove estabilização da coluna lombar, promovendo mais conforto na coluna e reorganização biomecânica do compartimento lombo pélvico.

O pilates também pode ajudar e muito a mulheres grávida ou não também na relação sexual, pois segundo estudo com a população brasileira, conduzido pela psiquiatra, fundadora e coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Carmita Helena Najjar Abdo e colaboradores, em 2004, mostrou que 49% das mulheres tinham pelo menos uma disfunção sexual, sendo o desejo sexual hipoativo (26,7%), o mais encontrado, seguido de dor no ato sexual (23,1%) e disfunção orgástica (21%). Ou seja, durante o ato sexual, quanto mais força a mulher tiver no assoalho pélvico, melhor será o acoplamento do ato sexual e menor será a chance da mulher sentir dor e maior será a chance dela sentir prazer.

Outro fator que auxiliará neste momento é a mobilidade pélvica e a flexibilidade dos músculos adutores, pois com isso a mulher conseguirá abduzir os quadris (abrir) facilitando a penetração. Já que quanto mais encurtado os músculos internos da coxa mais limitada a abertura das pernas e maior dificuldade a mulher terá durante o ato sexual.

Considerando todos o benefícios e cuidados a aula de Pilates deve ser iniciada no começo da gestação, sendo acompanhado por um professor com formação no método clássico e principalmente com formação em Pilates para gestante que é outra formação.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: filhos pilates notícias