O que não dizer às mulheres grávidas

O que não dizer às grávidas

Foto imagerymajestic/http://bit.ly/xV7MGl

Na gravidez, as mulheres ficam mais sensíveis que o normal e as preocupações quanto a sua saúde e a do bebê sempre rondam seus pensamentos. Esse excesso de sensibilidade é causada pelos hormônios, que estão a mil para dar conta das mudanças que o corpo sofrerá durante os nove meses.

Porém, nem todo mundo tem a percepção desse fato e muitas pessoas adoram contar histórias trágicas ou assustadoras para as futuras mamães, como se toda gestação fosse igual. O problema é que, devido ao excesso de sensibilidade, as mulheres não conseguem distinguir o que é só uma história e o que são seus medos reais.

A gerente de projetos Tatiane Mariano recebeu uma ligação da sogra no oitavo mês que a deixou assustada. "Minha sogra me ligou para contar que o parto do André, meu marido, demorou três dias, e quando ela estava quase morrendo, os médicos decidiram fazer uma cesárea. Eu fiquei muda no telefone, pensando do outro lado da linha ‘Obrigada, era tudo o que eu precisava ouvir neste momento’", brinca.

Infelizmente, para a artesã Mônica Chaves, a história não teve o mesmo final feliz que da Tatiane. Quando estava na 37ª semana de sua primeira gestação e sua bebê não mexia ha mais de 12 horas, uma vizinha lhe contou de uma conhecida que tinha perdido um filho porque esperou demais quando percebeu que não mexia, sofreu infecção generalizada, perdeu a criança e quase morreu.

"Fiquei apavorada, comecei a ligar pra minha médica e não a encontrei. Fui conseguir falar com ela quando meu bebê já estava a quase 48h sem mexer. Fui levada às pressas para o hospital onde infelizmente foi constatado o óbito", relembra Mônica, com tristeza. "Meu maior medo era nunca mais poder ter filhos, mas graças a Deus hoje tenho dois filhos lindos, que são minha vida."

Algumas frases são corriqueiras para uma grávida, porém, nem sempre agradáveis de ouvir. Seguem alguns exemplos:

- "Agora sim você está com cara de mãe!"

- "Vocês planejaram a gravidez ou foi acidente?


- "Você está com quantos meses? Só quatro mesmo?

- "Quantos quilos você engordou?"

- "Tem certeza que não são gêmeos, sua barriga está enorme!"

Por Carmem Sanches

Comente

Assuntos relacionados: saúde gestação medos gravidez

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?