Ligeiramente grávida

A melhor amiga de uma amiga é também minha amiga. Uma pessoa de círculo social amplo e ativo. Uma pessoa que “freqüenta”. Muitos casamentos, muitos aniversários, muitos batizados e bat mitzvás, enfim, muitas datas. E ela se lembra de todas, sempre. Lembra tanto, que chega a me lembrar quando está chegando o aniversário de algum amigo em comum.

Esta melhor amiga de uma amiga, e também minha amiga, simplesmente esqueceu do aniversário da melhor amiga que, aliás, também é minha amiga. Como assim? Ela? Justo ela? Esqueceu?

A explicação é simples: a moça está grávida! Alguém que já tenha convivido com uma grávida sabe o que é isto. Elas esquecem. Têm inexplicáveis, inevitáveis e insuportáveis “brancos”. Sem contar que, além disso, costumam bater o carro, cochilar em qualquer canto, chorar por qualquer coisa, ter chiliques e, eventualmente, vomitar. É realmente complicado.

Voltando ao caso da amiga. Diz ela que não esqueceu. Imagina se esqueceria! Mas, então, por que não apareceu e nem ligou? Porque dormiu. Pegou no sono. Zzzzzzzz. Sabe como é, grávida sente muito sono.

Vamos atenuar sua culpa: estudos médicos comprovam que durante os primeiros meses de gravidez, os níveis de progesterona do organismo feminino aumentam em dez vezes! Os efeitos sedativos que esta quantidade do hormônio desencadeia no cérebro, se assemelham aos provocados pela ingestão de uma caprichada dose de Valium. Além de aumentar a vontade de descansar, este efeito tranqüilizador protege a grávida do stress. Tudo absolutamente essencial, para que o organismo possa dar conta de gerar uma vida e de se preparar para fazer a vida gerada sobreviver.

Sábia Natureza. E sábia melhor amiga, que deu risada, e até se emocionou, com a “fofura” daquele esquecimento.

Uma a Uma é uma empresa de inteligência de mercado especializada no público feminino. As sócias e colunistas do Vila Mulher, Denise Gallo e Renata Petrovic, ajudam a entender melhor e desvendar as várias faces da mulher contemporânea. Contato: umaauma@umaauma.com.br

Comente