Gravidez e direção: tire suas dúvidas

Dicas para as mamães dirigirem com segurança e tranquilidade
gravidez-dirigir

Foto - Shutterstock

Afinal, direção e gravidez combinam? Não existe recomendação do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) sobre qual momento da gestação a mulher deve parar de dirigir. Ou seja, a decisão deve ser tomada pela grávida, seguindo as orientações médicas.

O mais comum é que as mulheres dirijam até o oitavo mês, para evitar riscos de choque entre a barriga e o volante, em caso de freadas bruscas. Para quebrar alguns tabus, separamos algumas dicas para você que está grávida e tem dúvidas em relação até quando deve dirigir.

Confira:

1- Use sempre o cinto de três pontas;

2- Para evitar riscos, só saia com o carro se estiver se sentindo disposta. Nada de pilotar por aí naqueles dias de enjôo e desconforto corporal;

3- Também é recomendado que a gestante execute trajetos curtos, para evitar inchaço das pernas e pés, além de outros desconfortos;

4- Caso ocorram contrações quando estiver dirigindo, a primeira atitude é encostar o carro em um local seguro e chamar um táxi. Também é recomendável já ter os números de emergência - dos seus familiares e obstetra – gravados no celular, para facilitar a ida ao hospital.


Comente

Assuntos relacionados: direção gravidez