Gestantes também podem curtir o Carnaval?

O que a gestante pode fazer no carnaval

Em dias da folia, gestantes ficam em dúvida se podem ou não aproveitar o Carnaval. Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, afirma que cuidados simples podem garantir o bem estar das grávidas, sem deixar de lado o lazer e a diversão. Ele esclarece as principais dúvidas das gestantes para que todas possam aproveitar a folia com segurança.

Desfilar?

Sim - até o sétimo mês de gestação a grávida pode desfilar desde que a gestação não seja de risco. Dicas: usar salto baixo e ter atenção especial com a hidratação.

Ir ao parque aquático?

Sim - desde que a gestação não seja de risco. Dicas: Optar pelas piscinas comuns ou com ondas. Evitar tobogãs e não se esquecer do protetor solar.

Viajar de avião?

Depende - a viagem de avião é recomendada até o sexto mês de gestação. Dicas: usar meia elástica para evitar problemas circulatórios, como trombose e inchaço de membros inferiores, consumir bastante líquido e caminhar a bordo.

Fazer viagens longas de carro?

Depende - as viagens de carro geralmente são permitidas até o sétimo mês de gestação. Dicas: viajar no banco dianteiro com o cinto de segurança de três pontos e fazer paradas a cada duas horas para caminhar e ir ao banheiro. O uso de meia elástica pode ajudar no conforto da viagem.

Subir ou descer a serra?

Sim - a gestante pode subir e descer a serra sem problemas. Mito: a pressão atmosférica não pode motivar um aborto espontâneo.

Tomar banho de mar e ter contato com a areia da praia?

Sim - a gestante pode tomar banho de mar e ter contato com a areia da praia. Dica: evitar o impacto direto da onda no abdômen.

Comer alimentos preparados em barracas de praia?

Não - a gestante deve evitar comidas preparadas por terceiros principalmente saladas e alimentos a base de ovos e maionese. Dica: levar alimentos preparados em casa e acondicionados em sacolas térmicas (frutas, lanches naturais e água mineral).

Consumir bebidas energéticas misturadas com sucos e/ou refrigerantes?

Não - a gestante não deve ingerir bebidas mistas a base de energéticos. Dica: consumir água mineral, sucos naturais e água de coco.

Se expor ao sol?

Sim - desde que com a proteção adequada. Dicas: usar protetor solar acima do fator 30 na região do rosto e no abdômen, a cada duas horas, para evitar o aparecimento de manchas. Não se esqueça de ingerir de dois a três litros de água por dia.


Usar cosméticos para cabelos e rosto?

Sim - desde que a composição seja indicada e/ou aprovada pelo obstetra. Dica: consultar sempre um médico a respeito do tipo de produto e sua composição, de acordo com o estado gestacional e perfil da gestante.

Por Catharina Apolinário

Comente