Existe a cesárea humanizada?

Existe a cesárea humanizada

Foto - Shutterstock

O parto humanizado permite que a gestante tenha um acompanhante de sua escolha durante o parto, oferece métodos não farmacológicos de alívio da dor (massagens, água morna, chuveiro) e ajuda a movimentação da gestante durante o trabalho de parto, entre outros recursos. E sim, também existe cesárea humanizada.

O processo de cesárea humanizada é o mesmo da tradicional, com a diferença de que a mulher poderá ver o próprio parto, ter contato com o bebê antes de cortar o cordão umbilical e até mesmo amamentar logo após o bebê nascer. Para que a paciente garanta esse direito, é preciso recorrer a uma equipe humanizada e também ao plano de parto.

Como fazer seu plano de parto

De acordo com o site especializado Amigas do Parto, com o plano de parto, a mulher pode escolher todos os detalhes de seu parto (de lavagem intestinal até amamentar o bebê nos primeiros minutos de vida).

Além disso, o recurso também ajuda a planejar melhor o trabalho de parto - mesmo que seja um dia imprevisível. Fazer um plano de parto e colocar no papel suas preferências ajuda muito também na hora de reivindicar seus direitos se o médico ou a instituição não fizer o que estava combinado. No plano de parto que visa uma cesárea humanizada, a mulher pode optar, por exemplo, por entrar em trabalho de parto antes de fazer a cesárea (normalmente, essas cirurgias já são agendadas) e também amamentar assim que o bebê nascer. As preferências da paciente são respeitadas e o bebê nasce em segurança.


Por Caroline Sarmento

Comente

Assuntos relacionados: parto plano de parto cesárea humanixada