Exercícios para consciência corporal durante a gestação

exercíciosgravidez

Foto - Shutterstock

Se atividade física é importante para qualquer pessoa, para as gestantes então nem se fala. É neste período que as mulheres precisam ter ainda mais a chamada consciência corporal, que pouquíssimas pessoas têm. Para te ajudar a passar pelos nove meses sem dores e de maneira muito saudável, separamos alguns exercícios que podem ser feitos em casa.

Os benefícios para as gestantes são inúmeros, entre eles estão: a diminuição de sobrecarga na coluna; a melhora da qualidade do sono; o aumento de flexibilidade; conscientização da respiração; e o conhecimento sobre as mudanças do corpo.

Existem várias formas de trabalhar a consciência corporal. As mais indicadas para as futuras mamães são atividades como Reeducação Postural Global (RPG), Yoga e Pilates. O ideal é que cada uma escolha a técnica que se sentir mais confortável.

Abaixo, os exercícios que você pode fazer sem sair de casa:

Musculação: parece loucura fazer musculação enquanto estiver gestante, mas a verdade é que se feito com consciência, ela pode lhe trazer grandes benefícios. Para mulheres que optarem por ela deve em primeiro lugar pedir autorização para o médico, ok?

- Para os bíceps: Com um par de pesos, não mais que três quilos, posicione os pés no chão, flexione um pouco o joelho, mantenha os braços ao lado do corpo e levante de forma alternada o peso na altura do ombro. Faça três séries de 10 ou duas séries.

- Para os ombros: Ainda com os pesinhos e os joelhos flexionados, abra e feche os braços. Sempre na altura dos ombros. Faça três séries de 10.

- Para os tríceps, aquele músculo do famoso "tchauzinho": deixe uma perna na frente e outra atrás. Flexione o joelho. O braço que estiver segurando o peso deve estar encaixado ao lado do corpo, dobrado. Sem mexer o braço, leve o pesinho para trás. Faça três séries de 10.

- Para as costas: pegue uma bola ou uma cadeira, sente-se de forma tranquila e segura. Pegue os pesinhos, abra os braços na altura dos ombros e faça pequenos movimentos de abrir e fechar os braços. Faça três séries de 10.

- Para o interior de coxas: se conseguir, deite em um colchonete, dobre os joelhos, coloque uma bola no meio das pernas e aperte a bola, pelo menos, 10 vezes.

- Para o bumbum: ainda deitada no chão e com as pernas flexionadas, levante o bumbum e as costas ao máximo que puder. Isso quer dizer, o máximo que se sentir confortável. Faça 10 repetições.

- Para as pernas: Sem pesinho ou com um quilo no máximo, deite no colchonete, deixe uma perna esticada e a outra flexionada. A perna que estiver esticada você elevará e depois irá abaixar, sem encostar os pés nos chãos. Faça 10 repetições em cada perna.

Cuidados na hora de fazer exercícios:

- A duração de uma aula para gestante é a mesma, ou seja, uma hora. O ideal é que se faça exercícios duas vezes na semana.

- Não praticar nenhuma atividade que eleve a frequência cardíaca a mais de 120 batimentos por minuto.

- Evite exercícios que prendam a respiração por muito tempo, pois o bebê também pode ficar sem oxigênio.


Por Kelly Jamal

Comente