Exercícios na gravidez geram bem estar

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
exercícios-gravidez

Foto - Shutterstock

Ao contrário do que algumas mamães pensam, a atividade física na gravidez não é só bem-vinda, mas também importantíssima. Segundo o ginecologista responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira, se exercitar é fundamental para o bem estar.

“Os benefícios da atividade física durante a gestação vão muito além do controle de peso, podendo aliviar tensões, melhorar a circulação sanguínea, o condicionamento cardiorrespiratório e a postura, fortalecer a musculatura abdominal, diminuir as dores lombares, facilitar a recuperação pós-parto, além da possibilidade em prevenir o diabetes gestacional ou permitir um controle adequado para quem já o possui”, explica.

A prática de exercícios pode ser realizada até o parto, porém é necessário reduzir a intensidade gradualmente. “As mulheres que já praticavam exercícios antes da gestação podem continuar as atividades, porém, sempre com a supervisão de um profissional, que poderá dizer a necessidade de diminuir o ritmo" , orienta o especialista. 

Mas será que todas as gestantes podem praticar exercícios? Dr. Renato esclarece: “As atividades físicas não são recomendadas para mulheres que possuem, por exemplo, risco de trabalho de parto prematuro, possuam doenças cardíacas ou pulmonares com importante restrição de movimentação, possuam insuficiência istmo cervical, ou seja, o colo do útero tenha limitações para manter uma gestação ou que possuam sangramento via vaginal ativo. Caso contrário, as gestantes devem ser incentivadas para a prática de exercícios”, complementa.

Alguns cuidados são necessários. O ideal é evitar atividades físicas que possam ocasionar quedas e pancadas na barriga. Ao praticar atividades físicas, deve-se evitar altas temperaturas e beber muita água para se hidratar.

Outra dica importante é quanto às roupas, que devem ser leves e confortáveis.


Por Vila Mulher

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: exercícios gravidez gravidez