Exercícios durante a gravidez

Para as futuras mamães que desejam manter a boa forma, a prática de atividades física, além de segura, é muito benéfica nesta fase.

Ainda posso fazer ginástica, agora que estou grávida? Quais atividades são seguras e quais são arriscadas? Quanto eu posso fazer? Essas são algumas das perguntas mais freqüentes quando o assunto é gravidez. Afinal, durante muito tempo os exercícios físicos foram considerados um tabu.

Hoje, o quadro é bem diferente, e a atividade física passou a ser recomendada pelos médicos no período de gestação, exceto para aquelas que apresentam complicações na gravidez.

Muitos desconfortos comuns na gravidez, como a tendência à formação de varizes e dores nas costas entre outros podem ser aliviados pela prática de exercícios. As grávidas podem aumentar a resistência cardiorrespiratória e a resistência muscular, o que ajuda durante o trabalho de parto (principalmente no parto normal) e também fortalece e tonifica os músculos mais afetados durante a gestação: os músculos da pelve, os abdominais e os lombos dorsais.

Sem dúvida, um bom programa de exercícios pode ainda melhorar a postura, causada pela inclinação anterior do quadril (projetando a barriga para frente), através do fortalecimento dos músculos das costas, peito, ombros, barriga e nádegas. Os exercícios também melhoram a circulação sangüínea, reduzindo o inchaço e as cãibras nas pernas.

Manter-se ativa fisicamente, ajuda no controle de peso e promove o bem estar e ânimo. Exercícios com a cintura e o quadril podem ajudar a controlar os músculos da bexiga e a prevenir a incontinência urinária.

Mas atenção! Para começar qualquer programa de exercícios nesta fase, até mesmo para atletas, é necessário a aprovação do médico que irá acompanhar o pré-natal.

Dicas importantes:

Exercite-se pelo menos 3x por semana;

Comece devagar e avance gradualmente no programa, sempre com o acompanhamento de um profissional;

Pare os exercícios e consulte o seu médico, se sintomas incomuns aparecerem, como dores, tontura etc;

Não prenda a respiração durante os exercícios;

Retorne gradativamente a sua rotina de exercícios, um mês após o parto;

Use roupas adequadas, que não apertem a barriga e outras que reforcem os seios;

Em clima quente, exercite-se em horários mais frescos;

Beba muita água;

Monitore o seu pulso, de acordo com a orientação do professor;

Não deite sobre a sua barriga após os três primeiros meses;

Não faça exercícios de alto impacto;

Cuidado com a intensidade dos exercícios. Ouça o seu corpo.

Atividades seguras

Exercícios aeróbios como caminhada, natação, ciclismo, hidroginástica, entre outras;

Musculação ou ginástica localizada;

Alongamentos;

Ioga.

Todo exercício deve ser feito de forma personalizada, levando em consideração cada gravidez. O exercício pré-natal pode beneficiar a saúde e boa forma não apenas durante a gravidez, mas também no parto e na recuperação pós-parto. Exercite-se com o consentimento do seu médico e o acompanhamento de um professor de Educação Física, sempre de forma prudente para aproveitar bem os benefícios adquiridos.

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