Exercícios de inverno para gestantes e mamães

Exercícios de inverno para as gestantes e mamães

Exercícios físicos são fundamentais em todas as épocas do ano. Mas no inverno, por conta de uma alimentação mais calórica, há maior tendência a engordar. Durante a gravidez esse efeito pode alterar a saúde da mamãe, fazendo com que seu controle do ganho de peso seja mais difícil. Por isso redobre os cuidados e faça dos exercícios seus aliados. O Vila Filhos traz exercícios simples para gestantes e mamães, e que podem ser feitos em casa.

A professora-mestre Gizele Monteiro, diretora do programa de exercícios Mais Vida Gestantes, dá algumas orientações para realizar os exercícios em casa, usando acessórios simples e com preços acessíveis como aquatubo, banda elástica, bola suíça, colchonete, halter de baixo peso e fisio ball.

Veja alguns exercícios que podem ser realizados em casa, tanto pela gestante quanto pela mamãe no pós-parto, para amenizar e prevenir dores nas costas. Basta utilizar uma bola suíça. Caso não a tenha, você pode ser realizar os exercícios numa cadeira, banda elástica ou elástico.

1. Alongamento dos músculos posteriores da perna Sentada na bola ou cadeira, passe a banda elástica por baixo de um dos pés e o outro pé posicionado ao solo. Tracione e incline o tronco até o ponto de leve desconforto. Segurar por 10 segundos e retornar lentamente.

2. Alongamento dos músculos do tronco (peitoral e braços) Sentada sobre a bola ou cadeira, com os pés bem apoiados ao solo. Segurando a banda pelas mãos, realizar a tração. Manter por 10 segundos.

3. Alongamento dos músculos do quadril e interno de coxa Sentada num colchonete com um afastamento confortável das pernas, inclinar o tronco à frente mantendo a coluna ereta. Uma mãe toca a bola para apoio e a outra toca na coxa. Manter por 10 segundos.

4. Fortalecimento dos músculos das costas Esse exercício auxilia na manutenção da postura e também do seu retorno no pós-parto. Segurar a banda com as duas mãos num ponto onde ao puxá-la a tensão fique de leve a moderada. Realizar de 5 a 10 repetições puxando a banda e soltando-a sem deixá-la frouxa. Não realizar tranco nos movimentos, ele deve ser contínuo e fluente.

5. Fortalecimento dos músculos das costas 1 Esse exercício auxilia na manutenção da postura e também do seu retorno no pós-parto. Sentar confortavelmente sobre a bola ou cadeira, prender a banda pelos pés. Realizar a tração da banda para trás e com os braços estendidos. Esse exercícios fortalecerá os músculos dos braços e também das costas. Realizar de 5 a 10 repetições puxando a banda e soltando-a sem deixá-la frouxa. Não realizar tranco nos movimentos, ele deve ser contínuo e fluente.


Personal Gestante Delivery

O Personal Gestante Delivery tem como objetivo atingir as gestantes e mães a fim de proporcionar mais saúde. O projeto proporciona condições de realização dos exercícios em casa, mas com uma orientação prévia com um profissional especializado e com a autorização de um médico de confiança. O método Mais Vida Gestantes já possui atendimento em São Paulo e Rio de Janeiro, além de outras cidades como Brasília, Bauru, Campinas. Além disso, está indo para Portugal também este começo de semestre.

Por Catharina Apolinário

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