É normal ter sangramento na gravidez?

sangramento gravidez

Foto - Shutterstock

De acordo com os especialistas, não é normal ter sangramento durante a gravidez. Se a gestante perceber um sangramento durante os nove meses de gestação, é recomendado que procure um médico com urgência.

Os motivos do sangramento podem ser vários, segundo os especialistas. Das 20 a 22 semanas de gestação, a mulher pode sofrer uma ameaça de aborto, ter a gravidez fora do útero ou doença trofoblástica gestacional (problemas na formação da placenta). Da 23ª semana para frente, o sangramento pode ser a baixa implantação de placenta ou placenta baixa.

Ao perceber o sangramento, a mulher deverá procurar um serviço de emergência para que os médicos façam os exames necessários para diagnosticar o problema. Em alguns casos, a grávida fica em observação no hospital e é submetida a exames de sangue, ultrassonografia, entre outros.

Em outras situações, o sangramento pode acontecer por causa da relação sexual. Como os órgãos ficam em posições diferentes durante a gestação, e o útero fica mais baixo, é possível que a região seja atingida pelo pênis e causar um desconforto. Mas, é uma situação diagnosticada pelo médico e que não pode deixar passar.

Mas, nada e cortar o sexo! Os especialistas explicam que a relação sexual na gravidez é saudável, caso o bebê e mãe estejam saudáveis. Para evitar que aconteçam sangramentos o ideal é fazer o pré-natal, manter os cuidados diários (como não carregar peso, fazer exercícios muito pesados, evitar estresse, etc.) e sempre ter o acompanhamento médico.


Por Caroline Sarmento

Comente

Assuntos relacionados: gestação gestante sangramento gravidez