Dicas para gestantes diabéticas

Dicas para gestantes diabéticas

A diabetes não controlada pode causar problemas, principalmente durante a gestação, por isso as futuras mamães precisam de uma alimentação balanceada e de alguns cuidados. O Vila Filhos aponta algumas dicas para as gestantes diabéticas.

A Dra. Liliane Oppermann, médica nutróloga e diretora da Associação Médica Brasileira de Ortomolecular (Ambo), é que comenta a questão da gestação de mães diabéticas. "As gestantes diabéticas têm baixa tolerância aos carboidratos, que se transformam em açúcares. Mas não podem deixar de incluí-los na alimentação, a saída são os carboidratos complexos", explicou.

Ela afirma que é preciso elaborar uma dieta pobre em carboidratos simples (açúcar branco, pão macarrão, biscoito, batata) e dar preferência aos carboidratos complexos (derivados de vegetais, leguminosas e cereais integrais). A absorção deste segundo tipo de carboidrato é mais lenta, permitindo melhor controle da glicemia.

A médica alerta que o adoçante artificial pode ser nocivo ao bebê. Mas existem no mercado dois tipos que não produzem nenhum mal ao feto: são a sucralose e a acessulfame. Lembre-se que é importante realizar um bom pré-natal e ser perseverante nos cuidados com a alimentação.

Seguem abaixo as dicas para a Gestante Diabética:

Procure comer:

-Muitas frutas - de todo tipo, sucos, frutas secas;

-Muitas verduras e legumes (folhas, hortaliças, leguminosas...);

-Nozes, castanhas, amêndoas;

-Queijo branco (minas, ricota), leite desnatado, mel;

-Pão integral, aveia, germe ou farelo de trigo, fibras em geral;

-Tome bastante água.


Evite comer:

-Enlatados, condimentos (catchup, mostarda, maionese), coisas gordurosas,

-Carnes pesadas, carnes cruas,

-Refrigerantes, refrescos e bebidas industrializadas.

Não consuma:

-Bebidas Alcoólicas

-Cigarro

Por Catharina Apolinário

Comente