Dicas nutricionais para grávidas

Dicas nutricionais para grávidas

Semana passada ensinamos aqui um cálculo para que as grávidas pudessem estimar quanto é saudável engordar. Ficou a dica de que é importante controlar o peso e para isso o ideal é adotar uma dieta saudável, mas nada de regime.

Aquele mito de comer por dois não vale, mas você deve sim comer um pouco a mais. De acordo com especialistas, no primeiro trimestre, é preciso aumentar cerca de 100 calorias por dia (uma banana-prata ou um copo de suco de laranja de 200 ml), e no segundo e terceiro, por volta de 350 calorias diárias (duas colheres de arroz mais uma concha de feijão e um bife médio grelhado). Você vai sentir mais fome, então a dica é não exagerar nas refeições principais, mas comer várias vezes ao longo do dia.

É importante lembrar que tudo o que você come é absorvido pelo bebê, ou seja, é importante ingerir mais proteínas, vitaminas e sais minerais. Nutrientes encontrados em carne magra de vaca, frango, peixe, verduras, legumes e frutas. As fibras são sempre importantes para as mulheres, já que ajudam no funcionamento do intestino e durante a gestação muitas vezes acontece do funcionamento dele piorar.


Gorduras e carboidratos podem ser consumidos, mas com ainda mais moderação. Os carboidratos, por exemplo, presentes em alimentos com açúcar, amido e farinha, são os maiores responsáveis pelo aumento do peso na gravidez, segundo os especialistas.

Por Larissa Alvarez

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