Cuidados com os dentes na gravidez

Se você já está planejando sua gestação, tente fazer uma consulta odontológica antes de engravidar
Cuidados com os dentes na gravidez

Foto - Reprodução

A gravidez é um momento mágico na vida da mulher, mas para vivenciá-lo da melhor maneira possível, é preciso adotar alguns cuidados com a saúde da gestante. Alimentação balanceada, exercícios na medida certa e cremes para prevenir estrias são sempre alguns tópicos que as grávidas se lembram de anotar. Mas e os dentes? Adotar alguns cuidados com os dentes na gravidez é essencial para a saúde bucal das gestantes.


Isso porque, durante o período gestacional, a futura mamãe passa muitos nutrientes para seu bebê através da alimentação. Parte das vitaminas e sais minerais que as grávidas ingerem pela alimentação vão para a nutrição do bebê. Com isso, os dentes ficam mais fracos e podem apresentar diversos problemas.

Por isso, nós, do VilaMulher selecionamos algumas dicas para ajudar você a manter uma boa saúde bucal antes e durante a gravidez.

Antes de engravidar

Se você já está planejando encomendar seu bebê à cegonha, tente fazer uma consulta odontológica antes de engravidar . Dessa forma, seus dentes já passam por uma avaliação profissional, bem como o tecido da gengiva pode ser cuidadosamente examinada. E se você tiver alguma doença bucal, ela poderá ser devidamente tratada pelo seu dentista, evitando que o problema se agrave durante o período de gestação.

Saúde bucal durante a gravidez

O atendimento odontológico de rotina, assim como os procedimentos de urgência, podem ser feitos a qualquer momento durante a gravidez. Contudo, alguns dentistas recomendam que os procedimentos mais invasivos devem ser adiados, inclusive por solicitação do próprio médico ginecologista que acompanha a gravidez.

E caso você precise tomar algum medicamento para os dentes, consulte antes o seu ginecologista. Da mesma forma que o dentista deve ser informado se medicamentos que a gestante tome, incluindo as dosagens de cada medicamente, mesmo que sejam apenas vitaminas. Tudo isso porque seu dentista pode precisar alterar o seu plano de tratamento dentário com base nessas informações.

Também não deixe de fazer check-up dentário simplesmente porque você está grávida. Agora, mais do que qualquer outro momento, os exames periodontais são muito importantes, porque a gravidez provoca alterações hormonais que aumentam os riscos de doenças periodontais e provocam maior sensibilidade nas gengivas, que sangram facilmente - uma condição chamada de gengivite. Preste especial atenção a quaisquer mudanças nas suas gengivas durante a gravidez. Caso perceba sangramento ou inchaço, converse com seu dentista o mais rapidamente possível.

Por Renata Branco  

Comente