Cuidado com a alimentação começa na gestação

Ser mãe é um presente de Deus, é contribuir para o crescimento da humanidade. Mas para se ter a certeza que criaremos seres saudáveis, o essencial é que tenhamos cuidados com a alimentação desde o início da gestação.

Durante a gravidez, não é necessário comer tudo que se vê pela frente, pensando que “grávida deve comer por dois”. O importante é ter uma alimentação equilibrada, pois, o excesso de peso também pode prejudicar o desenvolvimento do bebê e colocar em risco a saúde da mãe. Também pode ocasionar doenças como a pré-eclampsia e eclâmpsia, o aumento da pressão arterial durante a gestação.

O ganho de peso durante a gravidez deve ser gradual, devendo atingir de 9 a 12 kg no tempo total da gravidez. Cada gestantes tem uma necessidade, então futuras mamães com baixo peso ou obesas possuem recomendações nutricionais diferentes.

Durante a gestação o acompanhamento médico e nutricional é fundamental, pois existe a necessidade da suplementação de algumas vitaminas e minerais. Para evitar náuseas, tonturas, vômitos e azia decorrentes da gravidez, o fundamental é comer em pequenas quantidades em um espaço menor de tempo.

Após o nascimento do bebê, a mamãe deve continuar se alimentando corretamente. Afinal, até os seis meses de vida do bebê, o seu leite é o único alimento que o seu bebê precisa para crescer e se desenvolver de forma saudável, já que além de nutrientes importantes, o leite fornece anticorpos e substâncias benéficas a ele.

Por Roberta Silva

Nutricionista - CRN-3 14. 113

Comente