Conheça os efeitos colaterais da gravidez

Barba, sangramento na boca e veias saltadas. Nem tudo na gravidez é flores e a culpa é toda dos hormônios! Entenda o que acontece no corpo feminino nesta fase da vida
gravidez sintomas

Foto: Istock/patronestaff

Gravidez é época de deixar o stress de lado e concentrar as energias em cuidar da saúde. Com a chegada da gestação não só a barriga cresce como uma série de outros efeitos começam a aparecer como o crescimento dos seios, nariz, pés, entre outras partes do corpo.

Mas não é só de "crescimento" que é feita a lista de alterações corporais neste período. Ainda tem muitos efeitos colaterais pra lá de diferentes que se manifestam no organismo das grávidas. Ficou curiosa? Confira a seguir alguns deles: 

1- Pelos onde menos se imagina

gravidez sintomas

Foto: Istock/patronestaff

Por conta das alterações hormonais a fase anágena a fase anágena (fase de crescimento) dos cabelos e pelos se prolonga. Isso quer dizer que não só os cabelos crescem como podem surgir ainda mais pelos no corpo. A cantora Adele contou para os fãs um episódio de sua gestação. “Quando eu engravidei, tive tanta testosterona em mim que eu desenvolvi uma barba”, disse a cantora. “Eu só a tirei ontem à noite. É verdade, não estou brincando. Eu tenho uma barba de verdade, mas me orgulho dela. Eu a chamo de Larry.”

Drew Barrymore foi outra artista a relatar ao mesmo. Em 2013, a atriz contou à revista In Touch que desenvolveu “um lindo cavanhaque.” “E era vermelho”, acrescentou.

2- Olfato de super-herói

Até o cheiro mais suave pode se tornar seu maior pesadelo! Dois terços das grávidas reportam que têm o olfato mais apurado em comparação com a época em que não estavam grávidas. De acordo com um estudo da Universidade de Umeå, na Suécia, as grávidas são mais sensíveis a odores como fumaça de cigarro, perfumes, comida estragada, alimentos cozidos e especiarias.

3- Mudanças na libido

No período de gestação, é normal a mulher sentir mais desejo já que os hormônios estão elevados. Apesar disso, muitas grávidas acabam privando-se das relações sexuais com medo de fazer mal ao feto. De acordo com médicos, se for uma gravidez normal, sem complicações ou riscos, o sexo é liberado e até recomendado. 

4- Sangramento na boca

Na gravidez os dentes e gengivas ficam mais sensíveis com mais riscos de sangramentos e gengivite. Para evitar é só manter as visitas ao dentista em dia.

5- Nariz entupido

Não, a culpa não é da troca de estação e nem daquela brisa mais forte que você levou sem casaco. Trata-se de mais um sintoma da gravidez chamado rinite gestacional, que tende a piorar no último trimestre.

6- Memória curta

"Do que eu estava falando mesmo?". Esta pergunta pode ficar cada vez mais frequente se você estiver grávida. Isto porque mulheres grávidas tendem a executar pior tarefas que exigem esforço da memória de curta duração. Um estudo britânico mostrou que mulheres grávidas foram, em média, 11,7% inferiores em testes de memória, do que não grávidas.

Por Thamirys Teixeira

Comente