Como se alimentar enquanto você está amamentando

alimentação amamentação

Foto - Shutterstock

A amamentação consome muita energia da mulher. Por isso, é preciso reabastecer o corpo com vitaminas e sais minerais, tanto para produzir o leite como para se manter nutrida. A ordem primordial é manter uma alimentação saudável (docinhos estão permitidos de vez em quando, ok?) e beber MUITA água, mais de 2, 5 litros por dia. Veja o que mais é preciso nessa fase:

Evite alimentos estimulantes

Cafeína e álcool não são indicados para o bebê. Por isso, muita moderação. Uma xícara e café por dia não tem problema e álcool, apenas em ocasiões especiais. Frituras e gordura saturada também estão fora de questão, ok?

Dieta durante a amamentação

Se você manter uma alimentação saudável e sem exageros, já vai perder peso. O que não pode é recorrer a dietas restritas antes o bebê completar 2 meses. Isso por que o corpo pode acabar eliminando toxinas que vão para o leite do bebê. Além do que, a dieta pode afetar sua produção de leite.

Comer de 3 em 3 horas

A amamentação faz a mulher sentir mais fome. Por isso, aposte em lanchinhos entre as refeições, como frutas ou sanduíches naturais ou cereais integrais e iogurtes. Evite lanches gordurosos, ok?

Vitaminas

Muitas vitaminas indicadas durante a gestação devem continuar a serem tomadas após o nascimento do bebê. Mesmo assim, nada de relaxar no cardápio só por que está tomando vitaminas, ok?

Alimentos que dão cólica no bebê

Ainda não existe uma pesquisa científica que comprove isso. Vai da observação de cada mãe, afinal, cada bebê é um caso. Chocolate, brócolis, feijão e alho são os mais culpados mais comuns da cólica.


Por Helena Dias

Comente