40 semanas ou 9 meses? Veja como contabilizar a gravidez

Contamos a partir da menstruação? A partir da fecundação? Do atraso?
como contar semanas da gravidez

Foto: iStock_teksomolika

Quando a mulher descobre que está grávida, começa uma contagem regressiva para a hora do parto e é comum surgirem dúvidas, principalmente em relação ao tempo de gestação. Afinal, são 9 meses ou 40 semanas? 


Nancy Gasparini, habilitada em ultrassonografia e com experiência de quase 20 anos atendendo gestantes, esclarece: "As pessoas, de uma maneira geral, contam a gestação a partir do atraso. Por exemplo: se a paciente menstruou dia 1 de julho e tem ciclos regulares, a menstruação desceria no dia 1 do mês de agosto e estamos no dia 1 do mês de setembro. A gestante estaria com um mês de atraso, ou seja, um mês de gravidez".

Porém, a medicina padronizou mundialmente a contagem da gravidez a partir do atraso da menstruação contando em semanas, ou seja, no caso anterior, se a menstruação desceu no dia 1 de julho, o obstetra e o ultrassom contariam a gravidez a partir da menstruação, ou seja, no dia 1 de setembro, a paciente estaria com 8 semanas, que seriam 2 meses. Como contamos com um mês a mais, o nascimento ocorrerá em 10 meses (ou próximo de 40 semanas), a partir do dia da menstruação ou 9 meses, a partir do dia que atrasou a menstruação.

gravidez

foto: Shutterstock

A vantagem da contagem médica é que teríamos mais noção da evolução da gravidez pois a contagem em semanas tem uma padronização mundial, favorecendo estudos e publicações científicas e sendo uma vantagem para a paciente, pois em qualquer lugar do mundo que estivesse, todos os médicos saberiam a idade da sua gravidez.

Outra dúvida frequente é a contagem através do dia que aconteceu a relação sexual. Os médicos não consideram esta data, que acontece aproximadamente depois de 2 semanas do primeiro dia que a paciente menstruou ou 2 semanas antes do atraso menstrual. É o provável dia que em que houve a fecundação.

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: gestação gravidez